Na manhã desta quinta-feira, 11 de novembro, a Secretária de Meio Ambiente de Várzea Alegre, recebeu Gerson Morais - assessor e articulador da Universidade Federal do Cariri - UFCA. Ele veio a este município conhecer o projeto "Semente Nosso Irmã", desenvolvido por Josefa Derlânia, integrante do programa estadual e em funcionamento em Várzea Alegre AJA - Agente Jovem Ambiental, moradora da comunidade de Exu, em Canindezinho.
Esse projeto acontece através de uma mandala (Quintais Produtivos), plantada no nas terras da família e cuidada por ela e pelos pais dela Denisvaldo Guedes e Raimunda Pereira (Dona Raimunda).
O secretário de Meio Ambiente, J. Marcílio e a coordenadora do AJA no município, Denise Sousa, acompanharam Gerson Morais na visita.
Nessa mandala Josefa Derlânia cultiva de hortifrutis e legumes que são colhidos e comercializados na comunidade.
A plantação em Mandala, implantada em formato circular, diferente do modelo tradicional, chamou atenção de Gerson Morais.
Ele explica que a mandala, embora não muito comum, foi introduzida juntamente com o movimento da permacultura (cultura permanente), que mistura técnicas agrícolas tradicionais com ideias inovadoras no cuidado com a terra, com as pessoas e no uso dos recursos naturais, que estar sendo bem-produzido pela família.
O objetivo da visita da equipe da Secretaria de Meio Ambiente e de Gerson Morais foi conhecer a parte híbrida de forma científica, com análise, para que a aluna Derlânia, junto com seus pais, Dona Raimunda e Seu Denisvaldo, contem com o apoio do governo municipal junto com o setor de articulação da UFCA para contribuir na otimização do plantio.
Josefa Derlânia contou que o propósito do cultivo da mandala é procurar envolver toda a comunidade do sítio Exú e sítios vizinhos. "Vou fazer por onde integrar meus colegas do AJA para que comecem a fazer o plantio de hortaliças, ervas medicinais e aromáticas, cultivadas em sistema orgânico em suas comunidades, evitando sempre a utilização de agrotóxicos", disse.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação