O Governo de Várzea Alegre mobilizou, nesta quarta-feira, 17 de novembro, setores da economia local, por meio da Secretaria Municipal de Administração, para participar de uma reunião com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE para tratar do Plano de Desenvolvimento Econômico do Município.
A construção desse plano faz parte do projeto "Cidade Empreendedora", parceria entre a Prefeitura e o SEBRAE.
Na parte do dia, a equipe do SEBRAE, com Lauro Campos - professor da UECE, PHD pela Universidade de Barcelona e Conselheiro Federal de Economia; e Macelio de Sousa Costa - Analista do SEBRAE, com acompanhamento do secretário de Administração, Antônio Gregório, visitou comerciantes da cidade e da zona rural, associações e também as indústrias instaladas em Várzea Alegre. A reunião aconteceu à noite CSU - Centro Social Urbano Lourival Clementino do Nascimento, com a participação de mais de 30 pessoas.
O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), acompanhou a reunião, colaborando com informações importantes para a composição das propostas a constarem no plano. "A gente investe e acredita no potencial da economia de Várzea Alegre. Estamos sempre articulando a instalação de empresas, tomando decisões que favorecem a economia, e agora, nessa parceria com o SEBRAE, vamos somar para um projeto que dará um direcionamento para as estratégias e oportunidades para a economia local", disse.
De acordo com Gregório, as visitas dão suporte ao diagnóstico do potencial das atividades econômicas no município, permitindo a construção do Plano de Desenvolvimento Econômico.
Gregório disse que na reunião foram apresentados dados importantes sobre o município, como IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, PIB - Produto Interno Bruto, entre outros indicadores, tendo como base o Censo do IBGE de 2010. Segundo Gregório, nesse espaço de tempo, entre 2010 e 2021, muita coisa mudou em Várzea Alegre, apontando o crescimento do município.
Ainda com base nesses indicadores, o SEBRAE analisa as estratégias e vantagens competitivas de Várzea Alegre, bem como os obstáculos nesse caminho que podem ser superados.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Tiago Silva