Na manhã dessa segunda-feira, 03 de janeiro de 2022, no auditório Josué Alves Diniz, da Escola Dr. Pedro Sátiro, aconteceu solenidade de transmissão de cargo na Secretaria Municipal de Educação de Várzea Alegre.
A professora Ângela Bernardino assume a pasta substituindo Antônio Fernandes.
Ângela Bernardino disse que estava com o coração tranquilo, que confia em Deus e nas pessoas que fazem parte da educação que são qualificadas e capacitadas para seguir com os avanços obtidos.
Ela disse também que está ouvindo as pessoas, tem ideias e propostas já anotadas e que em breve estará botando essas ideias em prática. "A minha maior satisfação é ver as pessoas que estão ao meu redor crescerem e eu poder aplaudir. Eu sempre fui equipe, eu sempre fui coletividade", destacou.
Antes de assumir a Secretaria de Educação, ela era a diretora da Escola Dr. Dário Batista Moreno, unidade de ensino municipal instalada no bairro Riachinho.
Antônio Fernandes anunciou na Câmara de Vereadores, em 24 de novembro de 2021, que entregaria a pasta da educação em 31 de dezembro daquele ano, tendo feito esse comunicado anteriormente e oficialmente ao Gabinete do Prefeito Zé Helder (MDB). Ele alegou como motivos para deixar a pasta projetos pessoais e que não tinha como conciliar com a função de secretário. Ele tinha assumido comando da educação de Várzea Alegre em 27 de fevereiro de 2019, substituindo o então secretário Paulo Danúbio, que deixou a pasta para tratar de problema de saúde.
Na solenidade de hoje Fernandes demonstrou gratidão a todos os que estiveram com ele no comando e fazendo a educação varzealegrense e evidenciou a importância de todos para esse momento de crescimento da educação.
Ele manifestou confiança na nova secretária Ângela Bernardino, desejando a ela sucesso no desenvolvimento do seu trabalho e agradeceu ao prefeito Zé Helder pela oportunidade de liderar a educação varzealegrense.
Antônio Fernandes deixa a pasta com trabalho bem avaliado pelos colaboradores da educação, membros do Governo Municipal e população. Foi de sua iniciativa projetos inovadores como o "Passe o Bastão", que premia os colaboradores pelos resultados das escolas, "Aluno Nota 10", reconhecendo o mérito dos estudantes.
Antônio Fernandes disse que deixa o comando da educação, mas ainda alinhará a forma que irá contribuir com a pasta, seja em sala de aula - ele que é professor de matemática, ou em qualquer outra função.
Zé Helder lamentou a saída de Antônio Fernandes, porém entende e aceita a decisão, compreendendo que ele ainda continuará servindo a educação de outras formas. "Nós temos nesse momento que agradecer muito, o empenho, amor à causa e a dedicação de Antônio Fernandes", disse.
Zé Helder pontuou que os critérios que leva em consideração para escolher seu secretariado são técnicos e disse que Ângela Bernardino está dentro desses critérios por todo o trabalho e experiência que tem na educação.
Ele disse que ela dará continuidade aos projetos e políticas que foram implantados por Antônio Fernandes e também lançará suas ideias para manter o ritmo de crescimento da educação varzealegrense, que tem sido destaque no Ceará.
Ao deixar o cargo, Antônio Fernandes foi homenageado pelo Governo Municipal com placa de menção honrosa.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira