A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Várzea Alegre se reuniu com entidades e instituições civis deste município, na desta quarta-feira, 19 de janeiro de 2022, quando debateram os planos de atuação de combate às queimadas e desmatamento realizados em 2021.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente J. Marcílio, o objetivo do encontro é que sejam mantidas neste ano as ações positivas desenvolvidas ano passado com uma atuação mais efetiva da Defesa Civil, tendo apoio logístico do Governo Municipal.
A reunião de hoje, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Várzea Alegre, contou com representação do Poder Legislativo, Polícia Militar, CONDEMA, SINTRAF e Associações de Produtores de Leite de Várzea Alegre, considerando o período seco e início da estação chuvosa.
J. Marcílio disse que superada a estação de maior risco de queimadas e desmatamento no município, as entidades consideraram satisfatório as ações do plano de prevenção, combate e plano de mídia exercidos pelas secretarias do Governo de Várzea Alegre, diminuindo consideravelmente o número de queimadas e desmatamento na cidade e zona rural. A campanha começou no início do mês de setembro, unindo ainda mais os agentes envolvidos no combate ao desmatamento e queimadas.
J. Marcilio afirmou ainda que, a partir do compromisso do prefeito municipal Zé Hélder (MDB), os recursos para combate aos crimes ambientais no município foram dobrados e que a Secretaria do Meio Ambiente local usou esses recursos para ampliar os setores e equipamentos para fortalecer a fiscalização em Várzea Alegre.
O Vereador Otoniel Junior, representante da Câmara Municipal de Vereadores, reconhece os trabalhos de prevenções da Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre. "A SEMA aqui do nosso município tem uma determinação clara para combater incêndios e queimadas ou de desmatamento ilegal aqui na nossa cidade, com uma fiscalização determinada no combate de comportamento ilegal que venha a prejudicar a nossa imagem e o nosso meio ambiente", disse.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira