Antônia Raely Silva Freitas, de 11 anos de idade, moradora da Agrovila - Ubaldinho, no distrito de Naraniú, foi a primeira criança de Várzea Alegre a se vacinar contra a Covid-19.
A campanha de vacinação das crianças contra a Covid, teve início em Várzea Alegre na manhã desta quinta-feira, 20 de janeiro, na quadra de esportes do Ginásio Carlito Cassundé, no bairro Juremal, com a presença do secretário de Saúde, Ivo Leal, da secretária de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho, Syene Cavalcante, equipe de saúde.
Segundo informações de Ivo Leal, a meta do dia era vacinar mais de 300 crianças, mas compareceram 256. Ivo disse que a justificativa para as faltas é que algumas apresentaram sintomas gripais e poucas não tiveram ausência justificada pelos pais ou responsáveis.
Ele explicou que a expectativa é toda semana vacinar uma determinada quantidade de crianças, em ordem decrescente, até chegar as da faixa de idade de 5 anos. "Ainda não sei quantidade de vacinas para a próxima semana, mas o Estado garantiu que enviará doses para imunização de mais crianças. Dependendo da quantidade de doses, a gente avança para as crianças na faixa de idade de 10 anos, e assim por diante", disse.
Em outro momento, Ivo Leal havia dito que Várzea Alegre tem cerca de 5 mil crianças na faixa de idade de 05 a 11 anos, público-alvo dessa campanha de vacinação.
Vacina dos adultos
Com relação à vacinação de adultos, Ivo Leal explicou que na próxima semana chegarão lotes de vacinas da Janssen para segunda dose para as pessoas que tomaram a primeira dose com esse imunizante da Covid-19. "Esse pessoal que tomou a vacina da Janssen, antes de tomar a dose de reforço, toma agora a segunda dose, segundo orientação do Ministério da Saúde", explicou o secretário.
Segundo Ivo Leal, Várzea Alegre deve receber 800 doses da Janssen para atender o equivalente ao número de pessoas que aguarda a segunda dose.
12 a 17 anos
Também para a próxima semana, a Secretaria de Saúde de Várzea Alegre, organiza mais um mutirão para vacinar com a segunda dose da Pfizer, adolescentes e jovens de 12 a 17 anos de idade. "Ainda tem uma turma que agora em janeiro completa o período para tomar a segunda dose", disse.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira