O secretário de Saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal, informou nesta manhã de quarta-feira, 09, que a equipe da Secretaria realizou análise de cadastros e de vacinas aplicadas, identificando que muitos adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Para ampliar a vacinação desse público, a Secretaria de Saúde fez parceria com a Secretaria de Educação para realizar levantamento desse público, catalogar e organizar mutirão para aplicar a vacina.
Vacinação 8 anos
De acordo com Ivo Leal, essa semana será realizado mutirão para vacinar crianças na idade de 8 anos. O agendamento será aberto na plataforma Saúde Digital, da Secretaria da Saúde do Governo do Ceará, a partir das 13h desta quarta-feira, 09. A vacinação será na quinta-feira, 10, a partir das 8h, na CSU - sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho, no bairro Juremal.
Nesse mutirão também podem se vacinar as crianças de 11, 10 e 9 anos, que fizeram o agendamento e não compareceram no mutirão anterior.
Dose de reforço
Ivo Leal explicou que as doses de reforço da vacina contra a Covid-19, estão sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para as pessoas que já completaram 4 meses que tomaram a segunda dose e faixa etária correspondentes. Segundo Ivo, para algumas doses está havendo atraso, mas que é importante que a pessoa procure a UBS (PSF) para se informar sobre a disponibilidade dessa dose de reforço.
Outra estratégia de vacinação
Ivo Leal informou que a Secretaria de Saúde está desenvolvendo outra estratégia de vacinação que será implantada a partir da próxima semana.
Atendo solicitações de pais e mães com dificuldades de se deslocarem até a cidade para vacinar as crianças, Ivo disse que será montada uma unidade móvel para realização de mutirões na zona rural. Dessa forma, os mutirões realizados na cidade atenderão só as crianças que moram na cidade.
De acordo Ivo, com planejamento e apoio logístico, um dia por semana, a unidade móvel estará nos distritos vacinando as crianças, formando parcerias com escolas e associações comunitárias.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira