Com o tema "Plano de Ações Para Crianças e Adolescentes do Município", a Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho de Várzea Alegre, se reuniu na manhã desta terça-feira, 15 de fevereiro, na quadra poliesportiva Carlito Cassundé, no CSU, de forma intersetorial com outras secretarias do Governo Municipal, entidades civis e associações para planejar e discutir com as ações que serão desenvolvidas para esse plano.
Várzea Alegre é um dos 2.023 municípios que aderiram à edição 2021-2024 da iniciativa é um dos primeiros municípios a realizar o Fórum Comunitário.
O Prefeito Zé Hélder (MDB) destacou que o 1º Fórum Comunitário marca o compromisso da gestão municipal com a causa da infância e adolescência. "O Marco do primeiro Fórum Comunitário do Selo UNICEF é a gratidão. O ganho para o município é oferecer políticas públicas de qualidade implementadas a longo prazo que não fiquem restritas às ações de outras edições do Selo, mas que possam continuar e perdurar como base para outras gestões políticas, para que nossas crianças e adolescentes tenham condições de vida satisfatórias. Temos convicção de que temos condições bastante satisfatórias que fazem com que sejamos mais uma vez beneficiados com o 6º Selo, pois somos uma gestão de eficiência, que cumpre com o dever de educar e cuidar das nossas crianças e dos nossos adolescentes" - declarou.
Para Syene Cavalcante - secretária de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho, que também é articuladora do Selo UNICEF no município, este é um momento ímpar de construção coletiva e planejamento de políticas públicas que possam tornar pela 6º o município premiado com o selo, por ser a cidade que torna mais digna a vida de cada criança e adolescente varzealegrense. "O 1º Fórum Comunitário é o momento de comprometimento e estratégia do município para que continuemos organizando e planejando as ações de acordo com a sua realidade, olhando para os seus dados, seus pontos fortes e fracos, e, principalmente, abrindo espaço para a participação cidadã de adolescentes, jovens, adultos de outras instituições", disse.
Syene também destacou o compromisso de assegurar como prioridade políticas públicas para a infância e adolescência. "Nossa responsabilidade municipal é trabalhar para fortalecer, cada vez mais, todos os âmbitos que atendem nosso povo, o acesso de crianças ao registro de nascimento no primeiro ano de vida, o atendimento ao pré-natal, campanhas de vacinação, a implementação da estratégia Busca Ativa Escolar etc. Assim, com as discussões que serão realizadas durante o Fórum Comunitário, vamos trabalhar para assegurar a melhoria dos indicadores de impacto social do município", afirmou.
Para garantir a participação popular no evento, a comissão intersetorial do Selo UNICEF convidou representantes de diversos setores da gestão e da sociedade civil.
Os protocolos de segurança para prevenção à covid-19 foram respeitados e o evento contou também com apresentação artística do Balé do Projeto de Convivência da Secretaria de Assistência Social, Alimentar e Trabalho.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira