A Secretaria de Educação do Governo de Várzea Alegre, tendo à frente a secretária Ângela Bernardino, mobilizou a comunidade de Canindezinho, que se organizou e neste domingo, 20 de março, realizou o Dia "D" de solidariedade às vítimas das enchentes.
A ação solidária que recebeu roupas e alimentos aconteceu na quadra de esportes do Juazeirinho. As doações foram destinadas para 12 comunidades mais afetadas pelas enchentes em Canindezinho.
Estiveram presentes ao evento o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), acompanhado por Angela Bernardino - Secretária de Educação, Syene Cavalcante - Secretária de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho, Pedro Roque - Subsecretário de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho, Ivo Leal - Secretário de Saúde, Gean Sousa - Secretário Executivo da Defesa Civil do Município, os vereadores Menésia Simião - que é moradora da comunidade, Valdilene Bitu e Otoniel Jr, médicos, psicólogos, Agentes de Saúde, profissionais de educação, demais secretários e assessores do Governo Municipal.
Zé Helder destacou a importância do dia "D" de solidariedade no Canindezinho com a participação ativa das associações. Ele disse que a campanha Várzea Alegre Solidária continua, que vem recebendo apoio do governador Camilo Santana, citou que Orlando Morando, prefeito de São Bernardo - São Paulo, ligou e que todos estão solidários em ajudar a comunidade.
Syene Cavalcante disse que a Assistência Social se fez presente, apoiando a iniciativa da comunidade. Ela reforçou a Campanha Várzea Alegre Solidária, que tem recebido muitas doações e reafirmou a importância de a população seguir fazendo doações por conta que ainda há um grande desafio para atender a todos mais atingidos pelas enchentes.
Menésia Simião disse que o dia "D" contou com a solidariedade de muita gente do distrito e da cidade. Ela pediu a compreensão das pessoas para continuarem fazendo doações, enfatizando que o problema continua e citou a necessidade de água potável, porque as fontes de água estão comprometidas em sua qualidade, podendo causar problemas de saúde para os moradores.
Ela reforçou que as doações em dinheiro devem ser feitas ao comitê da campanha Várzea Alegre Solidária e que esse dinheiro servirá para ajudar na reestruturação de residências que ficaram muito danificadas.
Silvolange Silva Alcântara, moradora de Caraíbas, é uma das vítimas das enchentes em Canindezinho. Ela narrou as dificuldades que passa com sua família, que está desalojada e agradeceu as doações.
Fortes chuvas em Várzea Alegre atingiram com intensidade o distrito de Canindezinho, no sábado, 12 e na quarta-feira, 16 de março.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira