O secretário de Saúde, do Governo de Várzea Alegre, Ivo Leal, informou a população nesta quarta-feira, 27 de abril, que a Secretaria de Saúde, com as equipes dos Agentes de Endemias, Agentes de Saúde, em parceria com as escolas, com os catadores de materiais recicláveis da ASCAMARVA - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Alegre, demais secretarias do Governo Municipal e com as comunidades dá continuidade às ações de combate às arboviroses
- dengue, zika e chikungunya, buscando eliminar focos do mosquito aedes aegypti.
No momento V
árzea Alegre registra 3 casos positivados de dengue e 32 de chikungunya.
Ivo destacou que a principal estratégia está centralizada nas ações preventivas e educativas, orientando a população a se proteger e a eliminar focos do mosquito aedes aegypti.
Neste ano, os primeiros mutirões contra o aedes aegypti foram realizados no bairro Riachinho, fechando o primeiro ciclo do fumacê, feito com pelos Agentes de Endemias utilizando máquinas costais.
A borrifação foi feita nos locais de maior concentração de focos e de casos positivados para dengue e chikungunya.
Segundo Ivo Leal, Várzea Alegre ainda não recebeu sinalização da Secretaria da Saúde do Ceará com relação à liberação do carro fumacê, embora o pedido feito na regional de saúde do Crato. A justificativa é que Várzea Alegre ainda não tem o perfil epidemiológico para utilização do carro fumacê.
Ele disse que esse ciclo de borrifação foi feito porque o município comprou o produto. Devido a ser muito caro, ele disse que formalizou pedido de ajuda ao Estado para comprar esse produto.
Os mutirões seguem agora para os bairros Patos e Dona Rosinha.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação