O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), falando ao jornalista Ivan Silva, da FM Cultura 96.3, neste sábado, 30 de abril, fez um resumo de sua participação na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, ocorrida no período de 25 a 28 de abril na Capital Federal.
O prefeito pontuou que foram discutidas pautas interessantes como a PEC 122/15, que trata da proibição dos Estado e da União, de criarem "qualquer encargo financeiro decorrente da prestação de serviço público para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, bem como [...] a criação ou o aumento de despesa que não conste da lei orçamentária anual ou do projeto de lei orçamentária anual enviado pelo chefe do Poder Executivo".
Zé Helder citou que está em votação, no momento, o piso da enfermagem, que Várzea Alegre já paga a cima do valor proposto que é de R$ 4.750,00, mas que há municípios que não têm condições financeiras para arcar com a despesa, com o aumento que está para ser aprovado.
Ele destacou que considera justo o aumento do piso da categoria, mas questiona que, quando há aumento de despesa, criada para a base, ou seja, para os municípios arcarem, é preciso que também sejam criadas a fontes de origem do dinheiro para bancar essas despesas.
O prefeito citou ainda outras pautas, além dos pleitos que defendeu junto à Defesa Civil Nacional para que chega a Várzea Alegre apoio financeiro para recuperação de áreas afetadas pelas enchentes deste ano, que causaram grandes prejuízos em diferentes comunidades do município. Confira no áudio.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação