A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Alegre, com as equipes de Agentes de Saúde do bairro Centro e dos Agentes de Endemias, em parceria com as escolas, com os catadores de materiais recicláveis da ASCAMARVA - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Alegre, demais secretarias do Governo Municipal, realizou na manhã desta segunda-feira, 02, mais um mutirão de combate às arboviroses, no bairro Centro. Cerca de 35 profissionais, distribuídos em três equipes, andaram de casa em casa no bairro, realizando trabalhos de prevenção e educativo.
Para Damiana Silveira, moradora do Centro, esse trabalho que as equipes estão realizando é de extrema importância. "É muito importante a atividade educativa e preventiva que o município vem realizando. Mas, além disso, cada morador, cada pessoa também tem que fazer a sua parte. Não deixar água parada, monitorar os quintais e ver se tem algum ponto que está acumulando água, tampar a caixa d'água direitinho..., são ações como essas, que minimizam, e muito, a contaminação" - destacou Damiana.
"Queremos trazer a população para junto das ações da gestão municipal. O foco do trabalho está, justamente, nas doenças causadas pelos vírus que são transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti, como dengue, zika e chikungunya. Todos os possíveis criadouros estão sendo eliminados pelas nossas equipes. Ressaltamos que a população também pode colaborar no combate efetivo para reduzir esse índice de infestação aqui no Centro e em outras localidades do nosso município." - destacou a Coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Horiana Acioly.
A Secretaria de Saúde do Governo de Várzea Alegre segue com o trabalho de mutirões de conscientização e com o controle das arboviroses sendo realizado diariamente em diversos bairros, e na próxima semana, outros mutirões também serão realizados com esse objetivo de eliminar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Tiago Silva