Para aprimorar a rede de frios, a Secretaria de Saúde, do Governo de Várzea Alegre, recebeu nesta terça-feira, 31 de maio, três câmaras refrigeradas, doadas pelo Governo do Estado do Ceará.
Receberam os equipamentos o Prefeito Zé Helder (MDB), o secretário de Saúde, Ivo Leal, a subsecretária de Saúde, Angelita Ferreira e Fábia Moreno - Coordenadora da Rede de Frio/Imunização.
As câmaras destinam-se a aprimorar a Rede de Frio Nacional e ofertar o serviço de imunização qualificado no Sistema Único de Saúde - SUS, considerando o amplo elenco de imunobiológicos do Programa Nacional de Imunização - PNI e a necessidade de aumentar a capacidade de armazenamento.
Para Zé Helder, Várzea Alegre tem sido destaque no Ceará com relação aos serviços de saúde prestados à população, e com relação à vacinação, um exemplo de cobertura. Ele disse que o aprimoramento da rede de frios colabora para a qualidade das vacinas com grandes benefícios para a população.
Segundo Ivo Leal, cada câmara tem capacidade de até 200 litros para conservação de vacinas. "As três câmaras são do modelo CSV200, vertical e vão armazenar o estoque de vacinas do município", disse Ivo Leal.
Fábia Moreno falou sobre a utilidade dos equipamentos. "O equipamento será útil para aperfeiçoar a conservação da vacina e possibilitar a oferta de um serviço de saúde de qualidade para toda a população" - disse.
Ivo Leal acrescentou que os equipamentos representam segurança para o armazenamento de vacinas. "O recebimento deste equipamento é uma importante melhoria para o processo de trabalho do setor de Imunização do município e a necessária segurança para o armazenamento das vacinas" - disse.
Números
Ivo Leal destacou os números da cobertura vacinal contra a Covid-19 em Várzea Alegre: D1: 36.520; D2: 35.018; DR: 27.232; DR2 para pessoas acima de 80 anos: 1.001.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira