1525 1890 1709 1618 1756 1532 1067 1232 1208 1203 1369 1581 1718 1575 1796 1327 1582 1274 1473 1852 1129 1924 1933 1465 1067 1754 1623 1009 1419 1895 1967 1876 1217 1146 1850 1247 1553 1701 1031 1085 1406 1248 1659 1706 1265 1155 1476 1624 1503 1517 1256 1879 1613 1446 1329 1262 1534 1955 1344 1388 1082 1261 1278 1888 1670 1752 1722 1722 1294 1850 1707 1202 1405 1742 1584 1144 1943 1646 1563 1746 1921 1706 1422 1046 1170 1646 1943 1009 1141 1359 1710 1340 1316 1157 1735 1341 1621 1881 1114 Camilo Santana recebe Título de Cidadão Varzealegrense e Menção Honrosa
 
NOTÍCIAS

15-JUN-2022

Camilo Santana recebe Título de Cidadão Varzealegrense e Menção Honrosa

Por Miguel Marcelo 15/06/2022 #gestão

O ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), recebeu o Título de Cidadania Varzealegrense e Menção Honrosa, na tarde desta terça-feira, 14 de junho, em solenidade realizada conjuntamente pela Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Várzea Alegre, no auditório da Escola Dr. Pedro Sátiro.

Camilo Santana foi recepcionado pelo prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), pela primeira-dama, Sônia Fortaleza - que também é presidente da APDMCE - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Alan Salviano (MDB), o vereador Michael Martins - autor da proposta de homenagem, demais vereadores, secretários e assessores do Governo Municipal e a população. Antes de chegar na Escola Dr. Pedro Sátiro, Camilo Santana visitou as instalações da Câmara de Vereadores e as obras do Novo Mercado Público.

A solenidade foi comandada pelo vereador Alan Salviano que destacou a firmeza com a qual Camilo Santana, como governador, comandou o estado do Ceará, agindo como conciliador, administrando de forma transparente e responsável os recursos, trabalhando com cautela e respeito. Ele elogiou a parceria que Camilo Santana firmou com Várzea Alegre, representada pelo prefeito Zé Helder, agradecendo a atenção dele para com a população.

Após a leitura da biografia de Camilo Santana, foi lhe entregue o Título de Cidadania Varzealegrense pelo prefeito Zé Helder e pelo vereador Michael Martins, autor do pedido de homenagem, feito à Câmara de Vereadores no ano de 2018.

Zé Helder e Sônia Fortaleza também entregaram ao homenageado uma placa de Menção Honrosa e uma imagem da co-padroeira de Várzea Alegre, Nossa Senhora das Mercês.

O aluno Antônio Hélio, do CEI Tia Luisinha, fez a entrega de uma lembrancinha a Camilo Santana.

No seu discurso, o prefeito Zé Helder enalteceu a responsabilidade de Camilo Santana na condução do governo do Ceará. "Quando você assume uma gestão, assume a responsabilidade de conduzir o destino das pessoas. Para isso tem que ser uma pessoa que tenha um bom coração, que tem a vocação de servir, que tem a capacidade de administrar, de entender o que é que a população, principalmente a mais carente, precisa e nós tivemos todas as características que podem somar em um homem, nós tivemos em um homem chamado Camilo Santana", disse.

Segundo Zé Helder, foi por essa razão que ele recebeu expressiva votação no Ceará e em Várzea Alegre. "Foi por isso que o amigo conseguiu bater o recorde na eleição com 80% dos votos do povo cearense e com 91% do povo varzealegrense", afirmou.

Além de agradecer as ações que o então governador Camilo Santa fez por Várzea Alegre, Zé Helder garantiu apoio aos projetos futuros dele. Zé Helder, pediu a liberação de recursos financeiros integrais para a conclusão da obra do Novo Mercado Público até 10 de outubro deste ano, data do aniversário de Várzea Alegre. "O mercado público, que nós pedimos em 2017, e que por conta da burocracia e de alguns obstáculos, a gente vai estar querendo entregar em outubro deste ano, dia 10 mais precisamente, pois é o aniversário da cidade, e hoje o pedido de Vazia Alegre [...] é para ver se coloca o limite integral da obra do mercado para que a gente não tenha nenhuma dificuldade no andamento, e que de fato, a construtora tenha a condição de entregar dia 10 de outubro o mercado público de Várzea Alegre", disse.

Camilo Santana confirmou durante discurso que os compromissos assumidos por ele no governo estão tendo sequência com a governadora Izolda Cela, e se comprometeu com a conclusão da obra no prazo solicitado pelo prefeito.

Em sua fala, Camilo Santana agradeceu a outorga do Título de Cidadão Varzealegrense, o que aumenta o compromisso com Várzea Alegre.

Ele agradeceu os votos recebidos em Várzea Alegre. "Agradeço a Deus pela generosidade de vocês terem me dado a oportunidade de governar o Ceará, e ainda, por 2 vezes. Vocês me fizeram na última eleição o governador mais votado do país. Aqui vocês me deram 91% dos votos", disse.

Ele falou de sua opção pela vida pública. "Fiz a opção de entrar na vida pública. Eu sei que as pessoas se decepcionam com a política, mas a política é a única forma que tem de construir uma sociedade melhor. É a política que define a qualidade da educação", disse.

Ele pediu palmas para os professores, diretores e todos os que fazem a educação de Várzea Alegre e disse que o estado do Ceará tem uma das melhores educação do Brasil, resultado de investimentos. "Às vezes é importante a gente se perguntar por que é que o Ceará é um estado que está longe de ser um estado rico e hoje tem a melhor educação do Brasil. Isso é uma demonstração que nós estamos dando, que através de uma política séria, pactuada, meritocrática, planejada é possível sim. Nós estamos mostrando para o Brasil", destacou.

Camilo relatou sobre sua dedicação ao governo do Ceará. "Eu tive durante esses 7 anos e 3 meses, eu dediquei toda a minha energia para ajudar o meu estado Ceará. Nos últimos 7 anos foi o estado que mais fez investimento público no Brasil. É um dos estados mais bem equilibrados financeiramente", falou.

Com relação a ações da gestão, Camilo disse que teve Objetividade. "Essa objetividade que eu tô falando que me permitiu fazer as estradas no Ceará, fazer as estradas aqui em parceria com o Zé Helder, que me permitiu transformar 60% das escolas de ensino médio do Ceará em escola de tempo integral. Já está aprovado por lei que daqui a 4 anos 100% das escolas de ensino médio no Ceará, serão de tempo integral", concluiu.

Ele ainda falou dos desafios enfrentados provocados pela estiagem, da área da segurança público, da implantação da polícia do Raio e do enfrentamento à pandemia de Covid-19, este último, segundo Camilo, um dos maiores desafios. "O desafio foi a pandemia um momento que o mundo inteiro se encontrava em um desafio enorme porque ninguém sabia o que aquela doença traria para as pessoas. Eu sei que eu fui criticado por uma minoria pelas medidas que eu tomei, e tomei, sim, medidas duras, mas só teve um objetivo: salvar e proteger meus irmãos e minhas irmãs do estado do Ceará, sempre seguindo a ciência", disse.

Ele elogiou Izolda Cela, que foi sua vice-governadora, e com sua saída do cargo com vistas a concorrer a uma vaga no Senado pelo Ceará, assumiu a gestão. "Eu tinha certeza de que deixaria no meu lugar uma mulher extraordinária. É a primeira mulher governadora da história do Ceará. Izolda Cela é uma professora que teve comigo ao longo de 7 anos e 3 meses, ao meu lado, discreta, mas uma mulher muito firme, que teve ao meu lado nos momentos difíceis e nos momentos de conquistas. Ela tá dando continuidade. Está mostrando a sua liderança", disse.

Em sua fala pública, Michael Martins, disse que não vê a outorga de título de cidadania como barganha política, mas como ato de reconhecimento pelo trabalho executado. Ele destacou ainda que como integrante do movimento sindical, em 2009, lembrou de uma reunião tida com o então secretário de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, quando na pauta estava o tema melhoria para o setor rural do município, e conquistou com ele um veículo para o Conselho Tutelar, do qual era presidente na época.

O vereador Otoniel Jr, líder do Governo na Câmara Municipal de Várzea Alegre, disse que Camilo Santana recebe cidadania varzealegrense num ato de reconhecimento e gratidão pelos feitos, destacando o asfalto da estrada e de parte da Vila do Riacho Verde, o CEI Tia Luisinha, a Areninha Chapada, o programa Sinalize, a instalação do Polícia do Raio e a Central de Videomonitoramento, apoio a Várzea Alegre no enfrentamento aos problemas recentes causados pelas chuvas, pelo mercado público - obra em construção, pela firmeza no enfrentamento ao motim da polícia e postura de enfrentamento à Covid-19. Disse que ele ainda fará muito pelo Brasil, pelo Ceará e por Várzea Alegre.

Evandro Leitão, falou que uma das maiores realizações de Camilo Santana foi o tratamento, respeito e compromisso com toda população cearense, se destacando pelos desafios que enfrentou na vida, especialmente nos quatros últimos anos, na área da segurança pública, na pandemia, e o compromisso com a população cearense.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo

Selo ATRICON Prata 2023Selo UNICEF 2021-2024Selo Município Verde - 2022-2023