A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre, com ação liderada pela subsecretária, Bianca Morais, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico, do Governo de Várzea Alegre, realizou nesta quinta-feira, 23 de junho, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Várzea Alegre, reunião, na qual informaram a liberação da LAC - Licença Ambiental por Compromisso para 35 propriedades rurais deste município.
A secretaria de Meio Ambiente, tem como secretário J. Marcílio, e como subsecretária, Bianca Morais; e a secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico, tem como secretário Matias Alves e subsecretário, Cícero Izidório. Foram parceiros no evento a FAMUVA, representada por João Alves, o STTRVA, representado por Lauzaro Bezerra e a Câmara de Vereadores, representada pela vereadora Ciete do Sindicato.
O Licenciamento Ambiental facilita o acesso dos agricultores a financiamentos bancários, ampliando as oportunidades de investimento no campo. Uma das principais linhas de financiamento é o PRONAF, do Banco do Nordeste.
Bianca comentou na reunião que estava feliz pela iniciativa de Várzea Alegre em proceder com os licenciamentos que beneficiam muitas pessoas no município.
Antes, essa licença era concedida apenas pela SEMACE - Superintendência Estadual do Meio Ambiente, mas já é feita em Várzea Alegre pelo município, a custo zero para os proprietários de terras e agricultores, segundo informou Matias Alves.
Atualmente, entra cerca de R$ 500 mil por mês nas propriedades rurais, possibilitando ao homem do campo investir na aquisição de bovinos, suínos, entre outros animais de pequeno e médio porte, fomentando a economia no campo.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira