Após dois anos de suspenção das aulas presenciais, em decorrência da pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal de Educação realizou, nos dias 22 e 23 de junho, a avaliação de Planos de Cargos e Carreiras
- PCCR, nas turmas de primeiros e segundos anos do ensino fundamental da rede pública do município.A avaliação, constituída pela LEI 618, de 01 de agosto de 2010, que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Grupo Ocupacional do Magistério Público do Município de Várzea Alegre, que assegura as vantagens para o professor no cumprimento das metas traçadas pelas escolas que alcançarem 60% de aprendizagem, no primeiro semestre; e 90% de proficiência, no segundo semestre, sendo o acréscimo de 15% no salário base para o professor efetivo de sala de aula.
De acordo com a Secretária de Educação de Várzea Alegre, Ângela Bernardino, cerca de 947 alunos das escolas do município fizeram a avaliação do componente curricular de Língua Portuguesa. "Nossas escolas somam um total de 947 alunos que estão no primeiro e segundo ano do ensino fundamental, e que realizaram a avaliação. É um compromisso da nossa gestão oferecer, cada vez mais, o suporte pedagógico direto dentro das salas de aula. Cabe aos professores e diretores o planejamento de ministrar e executar as formas de ensino. E a nós, cabem as atribuições de administrar, inspecionar, supervisionar, orientar e coordenar a educação básica da nossa cidade" - disse.
A professora Erivania Alencar, da Escola Municipal Teodoro Gomes Fiúza, que foi destaque, por quatro vezes, entre os professores com melhor resultado, falou da importância da aplicação da avaliação em sala de aula. "É muito importante para a educação dos nossos alunos a aplicação da avaliação do PCCR. Os resultados obtidos se somam com as oportunidades de verificarmos a qualidade de ensino, que nós oferecemos dentro da sala de aula, e mostram também que o município cumpre com a responsabilidade, diante da valorização dos professores da rede pública da nossa cidade" - destacou.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira