Várzea Alegre se destaca na preservação do meio ambiente e está entre os seis municípios do Ceará contemplados com o Selo Verde, na categoria "B".
O município ficou na 1ª colocação entre os municípios das regiões do Cariri e Sertão Centro Sul com Índice de Sustentabilidade Ambiental - ISA, 70,5 de aprovação dos indicadores.
Dos 184 municípios se inscreveram 125 cidades e 26 foram certificadas. Sendo 6 municípios com melhores notas na classificação B e 20 municípios na menor nota, de classificação C.
O resultado da 14ª edição do Programa Selo Município Verde (PSMV) foi divulgado nessa sexta-feira, dia 08, pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), pelo titular da pasta, Artur Bruno, que parabenizou os municípios pela defesa e aplicação de políticas ambientais.
Os municípios classificados na categoria "B" são considerados com políticas na direção adequada melhorando consideravelmente a atenção com o meio ambiente.
O secretário de Meio Ambiente de Várzea Alegre, J. Marcílio, destacou o compromisso do governo municipal com as causas ambientais, observado num trabalho contínuo, especialmente, de campanhas de conscientização da comunidade sobre essa temática.
Para o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, sua gestão age em várias frentes, tendo o meio ambiente como prioridade, em razão da importância para o equilíbrio da natureza e respeito à vida, especialmente, à vida humana.
Ele disse que essa é mais uma conquista que coloca Várzea Alegre no cenário estadual como município modelo também na aplicação das políticas de conservação do meio ambiente.
Zé Helder parabenizou a equipe da secretaria de Meio Ambiente, em nome do secretário J. Marcílio.
Em Várzea Alegre, o Selo Verde é coordenado pela bióloga e gestora ambiental, Helena Fernandes Vilar.
O município conquista a certificação pela 6ª vez, sendo quatro edições classificado na categoria "C" e duas na classificação B. Ela disse que como coordenadora do programa teve dificuldades no planejamento, pois, além de coordenar, organiza ações que buscam atingir as metas que atendem o formulário. "A avaliação correspondia aos dois últimos anos: 2020 e 2021, os quais foram bem resumidos nas atividades devido o Covid-19. Mas, mesmo diante de uma pandemia, conseguimos organizar alguns planos de trabalho atendendo demandas que foram positivas para esta aprovação e conquista satisfatória, que deu ao município de Várzea Alegre um primeiro lugar entre 45 municípios da região Cariri e Sertão Centro Sul, e o 6º lugar entre os 125 municípios inscritos no estado Ceará", disse.
Sobre o Selo
O Selo Município Verde é um Programa de Certificação Ambiental Pública, instituído pela Lei Estadual nº 13.304/03, alterada pela Lei nº 16.128, de 14 de outubro de 2016 e regulamentado pelos Decretos nº 27.073/03 e nº 27.074/03. Identifica a cada dois anos os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados na salvaguarda ambiental, atendendo a critérios de conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Os Municípios são avaliados conforme 3 eixos temáticos e 14 indicadores a seguir:
1. Relação de Eixos Temáticos, Indicadores e suas respectivas pontuações
EIXOS / INDICADORES / TOTAL DE ITENS
PONTUAÇÃO
EIXO 1 - POLÍTICA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 24 indicadores e 46% de pontos.
INDICADOR 1 - Estrutura de Meio Ambiente. 11 /19
INDICADOR 2 - Efetividade do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA. 2 \5
INDICADOR 3 - Implementação da Política de Educação Ambiental. 8/16
INDICADOR 4 - Implementação de Tecnologias Sustentáveis. 3/6
EIXO 2 - SANEAMENTO AMBIENTAL E SAÚDE PÚBLICA 18/37%
INDICADOR 5 - Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos. 1/7
INDICADOR 6 - Disposição final de Resíduos Sólidos Ambientalmente Adequada. 3/4
INDICADOR 7 - Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis. 3/6
INDICADOR 8 - Infestação por Aedes aegypti. 1/3
INDICADOR 9 - Sistema de Esgotamento Sanitário e Sistema de Abastecimento de Água. 8/11
INDICADOR 10 - Melhoria da Qualidade da Água. 2/6
EIXO 3 - BIODIVERSIDADE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS 15/17%
INDICADOR 11 - Proteção do Patrimônio Natural e Cultural 4/4
INDICADOR 12 - Áreas Verdes Urbanas. 4/5
INDICADOR 13 - Preservação e Conservação da Biodiversidade. 3/4
INDICADOR 14 - Controle de Desmatamento e Queimadas. 4/4
TOTAL (INDICADORES / ITENS) 57 -----TOTAL (ISA) 100%
Municípios classificados na 14ª Edição/2022 do Selo Município Verde
COM CLASSIFICAÇÃO B
CAPISTRANO COM 84,0 PONTOS
CRATEÚS COM 73,5 PONTOS
FORTALEZA 80,5 PONTOS
NOVA RUSSAS 74,5 PONTOS
NOVO ORIENTE 81,0 PONTOS
VÁRZEA ALEGRE 70,5 PONTOS
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Asa Film