Várzea Alegre dá um passo a mais nas políticas públicas de atenção ao meio ambiente. Nesta segunda-feira, 18 de julho, na localidade conhecida como "Campo de Avião", a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente através do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, realizou capacitação para formação de uma brigada de combate a incêndios florestais neste município.
De acordo com J. Marcílio - Secretário Municipal de Meio Ambiente, o curso foi solicitado pelo prefeito Zé Helder (MDB), através da Secretaria de Meio Ambiente, devido à necessidade que se tem pela frequência de incêndios que acontece anualmente no município. "Em 2019 a secretaria oficializou junto ao órgão responsável pela demanda no Estado que fosse realizado um curso para formar brigadistas aqui em várzea Alegre. Com a chegada do Covid não foi possível a realização e somente em 2022 está sendo atendida essa demanda de cursos no Ceará e várzea Alegre foi a primeira a receber essa seleção que levará os candidatos vencedores a realizar o curso", disse.
Segundo Helena Vilar - técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi uma capacitação seletiva, onde os participantes receberam aula e fizeram testes para serem selecionados e participar de um curso de brigadistas de incêndios florestais. A seleção foi por dois testes, sendo o TAF e THUFA, testes de habilidades no uso de ferramentas agrícolas. Quem passou na seleção hoje fará um curso durante 8 dias com técnicos do Ibama, na cidade de Quixeramobim. Participaram 25 pessoas e 7 serão selecionados. A turma foi formada por agricultores e alguns integrantes do Corpo de Bombeiros Civis de Várzea Alegre.
A ação foi comandada por técnicos do Núcleo de Emergências Ambientais e Incêndios Florestais do Ceará, pelo coordenador Kurtis François Bastos, pelos técnicos do Prevfogo, Francisco das Chagas Albuquerque, Matheus Cordeiro de Andrade e Eloisa.
Para o prefeito Zé Helder, essa ação dotará o município de pessoas preparadas no combate a incêndios florestais. "Estamos chegando a época mais seca do ano, e é quando enfrentamos problemas com incêndios. Com essa equipe preparada, vamos buscar solucionar esse problema. Mas, antes de tudo, é importante que todos tenhamos consciência para evitarmos queimadas", disse.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação