A Secretaria do Meio Ambiente do Ceará
- SEMA, divulgou o resultado preliminar do IQM - Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente - IQM / Edição 2022. Várzea Alegre, mais uma vez, se destaca no índice com nota máxima: 1,0. Essa informação é do secretário municipal de Meio Ambiente, J. Marcílio.
Para J. Marcílio, essa é uma vitória do município e a nota provavelmente não terá mudança, devido ao empenho da gestão do prefeito Zé Helder e do vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre, na aplicação de políticas públicas consideradas fortes e inovadoras.
Várzea Alegre vem despontando no Cariri e no Ceará por diversas iniciativas com foco na conservação do meio ambiente. Entre essas iniciativas, está a implantação da coleta seletiva, apoio a associação de catadores de materiais recicláveis, mapeamento de fontes de água, entre outras.
Zé Helder comentou que é preciso essa preocupação com o meio ambiente, porque representa qualidade de vida para a população. "Um município que não cuida corretamente do meio ambiente, tende a ter problemas sérios, inclusive com impactos na saúde da população. Aqui, temos trabalhado com empenho para que o meio ambiente seja tratado com atenção e proteção", disse.
Outro fator preponderante que Zé Helder destaca é a melhoria nas receitas municipais, com incremento de 2% do ICMS Ecológico, que é recebido em sua totalidade a partir da arrecadação do ICMS - Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Zé Helder pontuou que a partir de 2017, quando a nota de Várzea Alegre no IQM foi 0,7, o governo municipal implementou uma série de ações que deram ao município condição de evolução nos anos seguintes, de 2018 a 2021 e agora em 2022.
Ele parabenizou a cidade, a equipe do governo municipal, e especialmente, os que fazem a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sob condução do secretário J. Marcílio, pelos resultados.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação