Será inaugurado nesta sexta-feira, 19 de agosto, às 09h, pela Secretaria de Saúde do Governo de Várzea Alegre, o Núcleo Azul, para atendimento de crianças com TEA - Transtorno do Espectro Altista, no CAPS, sendo o primeiro equipamento do tipo, dentro do CAPS, na região.
Essa é uma iniciativa defendida pela primeira-dama do município, Sonia Fortaleza. "É com muita Alegria que eu venho hoje convidar a nossa população para amanhã, às 09h, lá no CAPS, a gente inaugurar nosso Núcleo Azul, tão sonhado Núcleo Azul. A gente vinha desenhando o atendimento especializado para as crianças autistas do nosso município, visto o crescente número de diagnósticos de autismo das nossas crianças. A gente percebeu essa necessidade de fazer esse investimento", disse.
Para Sônia Fortaleza esse equipamento é criado pensando nas crianças e nas suas famílias. "Foi pensando neles, nas famílias, nas mães, que a gente criou o Núcleo Azul que nasce com muito cuidado, com muita dedicação" - comentou.
Sonia Fortaleza evidenciou que nesta tarde de quinta-feira, se reúne com o prefeito Zé Helder e com o secretário de Saúde, Ivo Leal, exatamente para analisar o fluxo de atendimento.
Ela explicou sobre a equipe especializada do Núcleo Azul. "O Núcleo Azul contará com equipe multidisciplinar, e também, uma sala de integração sensorial. A nossa equipe multidisciplinar é composta por terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo, fisioterapeuta, psiquiatra infantil e assistente social para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo das Famílias. Além das nossas crianças, a gente também dará apoio às mães e as famílias", disse.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação