Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 19 de agosto, no CAPS - Centro de Atenção Psicossocial Antônio Afonso Diniz, no bairro Riachinho, o Núcleo Azul, uma sala especial criada para atender crianças com TEA - Transtorno do Espectro Altista.
Essa é uma iniciativa da primeira-dama de Várzea Alegre, Sonia Fortaleza, que também é presidente da APDMCE - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará.
Ela disse que o momento era de muita alegria. "Hoje é um momento de muita alegria, a gente está aqui inaugurando o primeiro equipamento que irá atender crianças com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista no município. Esse é o único CAPS do estado do Ceará que tem esse equipamento, com sala de integração sensorial. Nós implantaremos uma equipe multidisciplinar composta por diversos profissionais, como: psicólogo, psicopedagogo, psiquiatra e assistente social, como também, o Serviço de Convivência e de Fortalecimento de Vínculos, que irá atender as mães e as famílias dessas crianças", comentou.
Segundo Sonia Fortaleza, no Núcleo Azul, o atendimento chegará para crianças com déficit de aprendizagem, hiperatividade, paralisia cerebral, entre outros atendimentos especializados.
Ela agradeceu ao esposo, o prefeito Zé Helder, ao secretário de Saúde, Ivo Leal, e a Coordenadora Cristina por acreditarem no projeto e manifestou desejo de que essa ideia alcance outros municípios que possam também implantar o seu Núcleo Azul. "A partir daqui o nosso desejo é que a gente amplie todo o serviço e que sirva de inspiração para outros municípios", completou.
O prefeito Zé Helder disse que a implantação do Núcleo Azul é a realização de um sonho alimentado durante praticamente dois anos. "Hoje é um dia de muita felicidade. É um sonho que a gente alimentou durante praticamente dois anos, veio pandemia que acabou interferindo na iniciativa, mas é um projeto único no estado do Ceará. Nós somos o único município a ter no CAPS o Núcleo Azul", destacou.
Zé Helder enfatizou que esse atendimento especializado em Várzea Alegre, além de atenção às crianças com TEA e outros transtornos, diminuirá as despesas das famílias com deslocamentos para outras cidades da região para tratamento e acompanhamento das crianças.
Zé Helder enalteceu a iniciativa de Sonia Fortaleza, que defendeu a ideia que foi acatada pelo governo em reconhecimento ao seu grau de importância para atender as crianças com TEA e suas famílias.
O secretário de Saúde, Ivo Leal, pontuou sobre a importância do Núcleo Azul, dentro da estrutura de saúde e do CAPS, afirmando que já estão em estudos como serão os fluxos de atendimento.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira