A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico, do Governo de Várzea Alegre, inicia nesta segunda-feira, 19 de setembro, as inscrições dos trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar no Garantia Safra, edição 2022/2023
Segundo o secretário da pasta, Matias Alves, as inscrições estão sendo iniciadas para os agricultores e agricultoras do distrito de Calabaça e serão realizadas em todos os distritos, encerrando na sede rural. "Estamos iniciando pela comunidade de Calabaça, e depois, vamos dar sequência no distrito, finalizar com a Sede Rural do nosso município", - declarou.
Ele pediu aos trabalhadores e trabalhadoras que se inscrevam e levem o convite a todos para que não percam os benefícios do Garantia-Safra. "A gente convida esses agricultores a estarem participando desse momento, desses encontros de inscrição do programa e pedimos aos agricultores que façam a divulgação ao seu vizinho para que ele chegue aos pontos de cadastro munidos dos documentos necessários, no dia correto na sua comunidade, para evitar futuros transtornos", - pediu ele.
Matias Alves evidenciou a importância da FAMUVA, que congrega mais de 60 associações comunitárias de Várzea Alegre, da Ematerce e sindicatos rurais, como entidades parceiras dos trabalhadores do campo que colaboram com essa agenda de inscrições.
Ele reforçou que o objetivo do Garantia Safra é assegurar aos trabalhadores do campo, renda mínima em caso de perdas das lavouras por seca ou por excesso de chuva.
O Garantia-Safra é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar com participação da União, estados e municípios.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação