De acordo com dados liberados pelo Ministério da Saúde, Várzea Alegre está entre os 55 municípios que mais avançaram no cumprimento de metas do programa Previne Brasil no estado do Ceará.
Neste segundo quadrimestre do ano a pontuação da saúde de Várzea Alegre foi 9.28. Em 2021, a pontuação deste município foi 7.35, e em 2020, alcançou apenas 3.31.
De acordo com Ivo Leal - secretário municipal de Saúde, essa pontuação mostra o compromisso do setor de saúde do Governo Municipal com a saúde primária da população. "Nós fizemos uma análise, segundo os resultados do programa Previne Brasil, liberados pelo Ministério da Saúde, desde que foi implantado. O município vem trabalhando junto com às equipes da Atenção Primária e temos conseguido alcançar bons indicadores" - disse.
A comentar a pontuação, Ivo Leal disse que os avanços são consideráveis. "Fizemos um comparativo do segundo quadrimestre, desde o início, em 2020, depois em 2021, e agora, em 2022. Em relação a essas metas e indicadores a gente tem conseguido avançar significativamente. Em 2020 nós estávamos com uma pontuação 3.31, em 2021 nós conseguimos avançar para 7.35, e agora nós recebemos a nota do segundo quadrimestre de 2022 que foi 9.28. Por esses números a gente consegue identificar que as equipes vêm trabalhando e conseguindo alcançar esses indicadores" - comentou.
Segundo Ivo Leal estão sendo trabalhados em Várzea Alegre sete indicadores prioritários do Previne Brasil: Atenção às gestantes com consultas de pré-natal; nos exames de HIV e Sífilis e no pré-natal odontológico; exames de prevenção do câncer do colo do útero; atenção ao hipertenso; atenção ao diabético; e vacinação das crianças;
Ivo informou que o Previne Brasil deve totalizar, mais na frente, mais de 20 metas e indicadores de saúde a serem alcançados pelos municípios.
Ele destacou o trabalho das equipes de saúde. "A gente ver avanço de várias estratégias de saúde da família, de várias unidades, o que tem feito um trabalho em torno desses indicadores de maneira alcançar bons números, e não só alcançar bons números, mas garantir o atendimento ou procedimento e a consulta de qualidade para o povo de Várzea Alegre. Então, a gente está muito feliz com esse resultado que foi liberado agora pelo Ministério da Saúde. Nós estamos divulgando e ao mesmo tempo que parabenizamos todos os profissionais e equipes envolvidas na conquista desses indicadores", - disse.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira