A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre, foi acionada nesta quinta-feira, 27, para socorrer um animal que foi atropelado por um veículo, na BR 230, trecho urbano, altura do bairro Sanharol.
O animal foi identificado como um Gato-Mourisco, em risco de extinção. O Socorro ao animal foi providenciado por um caminhoneiro que não foi identificado. Ele procurou o médico veterinário, Dr. José Wilton de Menezes, em sua clínica, a quem pediu ajuda para atender o animal.
O médico recebeu o gato, aplicou os primeiros cuidados e acionou a Secretaria de Meio Ambiente, sendo atendido pelo secretário da pasta, J. Marcílio, que acionou a Polícia Ambiental e Instituto DiverSE - Crato.
Conforme informações de J. Marcílio, o Gatou-Mourisco, ao chegar ao DiverSE, foi atendido pela bióloga Raquel Soares - Mestre em Diversidade Biológica e Recursos Naturais. Com cuidados veterinários, nos exames, foi constatado que o animal fraturou a pelve e passará por cirurgia.
J. Marcílio agradeceu a todos pela atenção e cuidados com animal ferido e disse que esses fatos estão acontecendo devido as agressões ao meio ambiente, como o desmatamento, que obrigam os animais a buscarem outros espaços, enfrentando o desafio dos espaços urbanos e acabam feridos ou mortos. Ele pediu que todos respeitem e preservem o meio ambiente.
Segundo informações, na região do bairro Sanharol, no feriado de 7 de setembro, um animal da mesa espécie foi morto ao sofrer ataques de cães.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação