O prefeito Zé Helder (MDB), acompanhado da primeira-dama do município, Sônia Fortaleza, representando a população varzealegrense, participou nesta manhã de domingo, 06 de novembro, da recepção ao novo pároco da matriz de São Raimundo Nonato, Padre Benedito Evaldo Alves.
A programação de recepção ao Padre Benedito Evaldo teve início cedo. Às 6h30, na Praça da Capela do Sítio Bom Jesus, houve concentração de fiéis, acolhida ao vigário e café comunitário; 7h, carreata para Várzea Alegre; 7h30 acolhida ao padre pelas autoridades civis e entrega das chaves da cidade, evento que ocorreu na Praça da Criança; 8h, caminhada até a matriz de São Raimundo; 8h30, foi recebido na igreja o Bispo Diocesano de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes e houve a entrega da chave da igreja; 9h, houve concelebração solene com rito de posse canônica presidida pelo bispo e concelebrada por padres da diocese.
A programação segue à noite com a celebração da primeira missa presidida pelo padre Benedito Evaldo.
Zé Helder disse que esse domingo é um dia histórico para Várzea Alegre. "Hoje é um dia histórico para Várzea Alegre, primeiro, por termos presenciado esse momento de transição, quando empossamos, através da igreja, o nosso padre Benedito Evaldo, e para nós que tivemos a honra, o prazer e a alegria de termos durante mais de meio século, a condução da nossa religiosidade, da nossa fé através do nosso Monsenhor Mota, que com zelo, liderança, dedicação e muito amor, não apenas à igreja, mas, a toda sociedade varzealegrense, a gente hoje celebra esse novo momento", disse.
Zé Helder reforçou a importância do trabalho do Monsenhor Mota, que esteve à frente da comunidade católica deste município por 53 ano. Ele faleceu em 04 de outubro desse ano, aos 81 anos, vítima de tumor no cérebro. A doença se manifestou mais forte em junho, quando Monsenhor Mota fora transferido para cuidar da saúde em Fortaleza.
Nesse intervalo de tempo, o padre Edson Bantim, assumiu a paróquia de São Raimundo Nonato. Ele foi elogiado pelo prefeito. "Gratidão, Dom Magnus, por termos tido a oportunidade de a transição ser feita por este grande homem, grande líder religioso, padre Edson. E gratidão por estarmos recebendo hoje o padre Evaldo, que ouvindo na nossa caminhada da praça para cá, alguns fiéis de Lavras diziam que já estavam com saudades. Só se tem saudades do que é bom ", afirmou.
Zé Helder passou convicção quanto aos trabalhos que serão tocados pelo padre Benedito Evaldo. "Eu tenho plena convicção de que nós seremos mais uma vez muito bem conduzidos na fé em São Raimundo Nonato, em Jesus Cristo, em Deus do céu, através da sua liderança. Seja muito bem-vindo à nossa querida Terra", disse.
Além das autoridades religiosas, padre Benedito Evaldo, foi recebido por representantes da Câmara de Vereadores, entre outras autoridades e pessoas do povo.
Padre Benedito Evaldo
Padre Benedito Evaldo nasceu em 14 de setembro de 1963, no município de Aurora. É filho de Benedito Alves e Joana Alves Barbosa.
Ele foi ordenado diácono em 15 de agosto de 1992 e sacerdote em 26 de dezembro de 1992, em cerimônias conduzidas pelo bispo Dom Newton Holanda Gurgel, na Matriz do Senhor Menino Deus, em Aurora.
Antes de ser destinado pela Diocese para conduzir os católicos varzealegrenses, Padre Evaldo estava na igreja da Imaculada Conceição, em Ipaumirim.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Asa Film