A Secretaria de Meio Ambiente, do Governo de Várzea Alegre, realizou na manhã dessa quinta-feira, 24 de novembro, na Sede da Associação do distrito de Riacho Verde, o Seminário Segurança de Barragens e Açudes, com participação dos secretários municipais J. Marcílio - Meio Ambiente; e Matias Alves - Desenvolvimento Agrário e Econômico, vereadores Maiko do Chapéu e Luiz do Conselho; e os técnicos do Governo do Estado, via COGERH - Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos.
O objetivo do evento foi sensibilizar os proprietários desses reservatórios quanto às responsabilidades, cuidados e conservação, especialmente para que as chuvas da quadra invernosa cheguem a esses locais e eles tenham condições de segurar a água, evitando prejuízos às propriedades deles e de vizinhos.
Conforme Maiko do Chapéu, a preocupação com os açudes e barragens do Riacho Verde não é de hoje, vem desde o início do ano com a intensa quadra chuvosa, especialmente pela razão da comunidade está situada nas cabeceiras do Riacho do Machado. "É preciso prevenir os donos de açudes e barragens para cuidar e conservar esses reservatórios em suas propriedades", disse.
Thiago Alves - representante da COGERH, disse que foram repassadas para a comunidade informações sobre segurança de barragens no tocante à responsabilidade dos proprietários e a legislação específica que trata do assunto.
Ele destacou a importância do cadastramento desses açudes e barragens para que o Estado tenha conhecimento da existência deles, para que, em caso de ocorrência, a ação seja a adequada.
A segurança de barragens está prevista na Lei nº 12.334, de 20 de setembro de 2010, que entre outros pontos, cria o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira