O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Várzea Alegre - CMDCA, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho realizaram nesta quinta-feira, 07 de dezembro, a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O evento teve como tema central "Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade".
A finalidade da VII Conferência foi de analisar, definir e deliberar as ações e diretrizes da Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com vistas a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral e reparação dos danos causados pela pandemia da Covid-19 em suas vidas e restituição dos direitos pós-pandemia nas políticas públicas.
A VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente trouxe o palestrante Makciel Castro, da cidade de Eusébio - CE, Ex-Conselheiro do CEDCA, que discursou sobre o tema e orientou sobre o levantamento das propostas referente aos cinco eixos e a eleição dos delegados que participarão da VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Durante o primeiro momento de conferência houve também apresentações dos grupos sociais desenvolvidos na Assistente Social de Várzea Alegre, que se uniu ao processo de realização da conferência para trazer as Crianças e Adolescentes da rede de ensino Estadual, que trouxe os alunos dos projetos desenvolvidos na Secretaria para fazer a apresentação cultural no evento.
O Prefeito Zé Helder (MDB), presente no evento, falou da responsabilidade do Poder Executivo municipal na área da infância e juventude, destacando a implantação de políticas e programas desenvolvidos em Várzea Alegre e dos projetos de planejamento que serão implantados em 2023.
Para o presidente da CMDCA de Várzea Alegre, Francisco Costa, as expectativas da VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foram supridas. "Os objetivos foram atingidos, considerando as boas propostas aprovadas para a política de defesa e proteção da criança e do adolescente do nosso município para os próximos anos, ligados ao tema proposto. Vamos desenvolver ações ligadas diretamente à assistência social, educação, saúde, cultura, esporte e lazer", disse.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira