O prefeito e o vice-prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB) e Dr. Fabrício Rolim (PDT), respectivamente, e a primeira-dama, Sônia Fortaleza, estiveram presentes na manhã deste domingo, 1º de janeiro de 2023, na sessão solene de posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores, na sede do Poder Legislativo, no bairro Riachinho.
Alan Salviano tomou posse juntamente com os vereadores Pedro Bitu - PP (1º Secretário) e Kleiton do Bar - MDB (2º Secretário). Michael Martins - PP, vice-presidente eleito com Alan Salviano, havia justificado ausência na sessão por motivo de compromisso anterior.
Alan Salviano compre o seu terceiro mandato à frente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Várzea Alegre, esse para o biênio 2023/2024. Ele está no segundo mandato de vereador.
O prefeito Zé Helder, em seu discurso, elogiou a qualidade dos vereadores varzealegrenses, a estrutura física da Câmara e destacou que os parlamentares são eficazes na condução funções legislativas.
Zé Helder disse que o processo de eleição foi polêmico, mas que, em nenhum momento, uma briga de egos e momentânea de uma eleição, deve comprometer ou prejudicar a causa maior que é o município. Ele disse os vereadores, tanto da chapa vencedora como da chapa que perdeu, têm maturidade em prol da causa varzealegrense.
Após a posse, Alan Salviano disse que o sentimento dele é de gratidão aos vereadores, de felicidade e de responsabilidade. Ele disse que foi feito um grande trabalho, com apoio dos demais vereadores e manterá a "pegada" dos primeiros mandatos (A sede do Poder Legislativo foi construída por iniciativa do vereador Alan Salviano e recentemente passou por ampliação).
Eclética
A nova composição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores foi considerada nos discursos de alguns vereadores, como Luiz do Conselho e Pedro Bitu como eclética e histórica.
O processo de eleição foi tenso devido ao desentendimento entre a base de situação que se dividiu em duas chapas em dois momentos distintos.
No primeiro momento, Alan Salviano disputaria com o vereador, também situacionista, Maiko do Chapéu (MDB), que depois, renunciou à candidatura e passou a apoiar a vereadora Valdilene Bitu (PSD), do mesmo grupo e com apoio dos vereadores Otoniel Junior (PSD), Robério Vieira (PSD) e Ciete Bezerra (PT).
No segundo momento, Alan, que havia formado chapa com Dra. Luciana Rolim - PDT (Vice-Presidente); Menésia Simião - PT (1ª Secretária); e Kleiton do Bar - MDB (2º Secretário), repetindo composição da Mesa Diretora, até então em vigor, devido a movimentação da chapa concorrente, buscando competitividade, manteve o apoio dos vereadores da chapa e reformulou a formação, compondo com dois vereadores da oposição, sendo, Michael Martins e Pedro Bitu, conseguindo a reeleição.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira