Os números do Previne Brasil, retratam melhorias na prestação dos serviços de saúde primária em Várzea Alegre.
Conforme informações do secretário municipal de Saúde, Ivo Leal, foram divulgados os resultados das avaliações de indicadores de desempenho do Previne Brasil do último quadrimestre de 2022 no final de janeiro de 2023.
De 184 municípios do Ceará, Várzea Alegre ficou em 57° lugar; entre 45 municípios da região Cariri, Várzea Alegre ficou em 17° lugar; e entre os 13 municípios da Área Descentralizada de Saúde (ADS) Crato, Várzea Alegre ficou em 7° lugar. No Indicador Sintético Final de 2022, Várzea Alegre marcou 9,59 pontos.
O prefeito da cidade, Zé Helder (MDB), comemora esses resultados e parabeniza a todos os que atuam na saúde, pelo compromisso com a população. "É esse trabalho, esse gesto de cuidar das pessoas, que faz a diferença. E nós vamos continuar na luta para que nossa gente tenha a melhor saúde que possamos oferecer", disse.
Ivo Leal citou que são vários indicadores que compõem o Previne Brasil, mas, há atenção especial em Várzea Alegre com os indicadores prioritários, que são: Atenção às gestantes com consultas de pré-natal; os exames de HIV e Sífilis, o pré-natal odontológico; exames de prevenção do câncer do colo do útero; atenção ao hipertenso; atenção ao diabético; e vacinação das crianças.
Esse desempenho de Várzea Alegre reflete no custeio financeiro da saúde e essa dinâmica é baseada no favorecimento do acesso da população aos serviços básicos de saúde.
Quanto mais o cidadão tiver acesso aos serviços de saúde e a qualidade dessa prestação de serviço for boa, mais recursos financeiros entram para custear a saúde. "Esse modelo, ele visa aumentar o acesso da população, aos serviços de Atenção Primária à Saúde. Ele fortalece o vínculo entre a população e a equipe de PSF, com responsabilização, tanto da gestão quanto dos profissionais, que estão lá na ponta, lá nos seus PSFs, na assistência à saúde das pessoas sob o nosso cuidado", comentou.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação