A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Várzea Alegre esteve reunida nessa quinta-feira, 9 de fevereiro, no auditório do Setor de Licenciamento de Várzea Alegre, junto com as organizações Amigos do Pepe, Anjos da Rua e Lar da Nina, que atuam no município em defesa da causa animal.
Participaram da reunião os vereadores Otoniel Jr. e Valdilene Bitu. Os participantes trataram sobre um plano de trabalho para castração de gatas e cachorras, procurando evitar uma superpopulação desses animais na cidade.
Eles também discutiram sobre responsabilização dos donos dos animais, que em casos diversos, quando os animais adoecem, envelhecem ou nascem em quantidade, são abandonados. Conforme J. Marcílio, essa pauta recebe apoio do deputado estadual.
Com relação à castração, J. Marcílio, disse que esse deve ser o tratamento adequado, haja vista, existir em Várzea Alegre uma quantidade considerável de animais como cães e gatos em situação de abandono nas ruas da cidade e sem os devidos cuidados, esses animais também podem transmitir zoonoses (doenças transmitidas aos seres humanos pelos animais).
Essas castrações devem ser realizadas por clínicas veterinárias da cidade, em forma de parceria do Governo Municipal e das organizações varzealegrenses de defesa dos animais.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação