Nesta quarta-feira, 15 de março, um grande mutirão de castração foi realizado em Várzea Alegre. Com o objetivo de controlar a população de animais e evitar o abandono nas ruas da cidade, a ação contou com o apoio das secretarias municipais de Saúde e de Meio Ambiente, além de diversas organizações de proteção animal, como Abrigo Amigos do Pepe, Lar da Nina e Anjos da Rua.
A iniciativa também preserva a saúde dos moradores, uma vez que animais abandonados podem transmitir doenças para a população. Ao todo, 130 gatas e 15 cachorras foram castradas durante o mutirão, que contou com a parceria do ZooPets, empresa do empresário e médico veterinário Dr. José Wilton de Menezes.
O mutirão só foi possível graças ao apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, pois foi aprovada uma subvenção no valor de R$ 25 mil enviada pelo prefeito Zé Helder (MDB) ao Poder Legislativo.
Além dos representantes das organizações de defesa dos animais e do secretário municipal de Meio Ambiente, J. Marcilio, a Câmara de Vereadores foi representada pelos vereadores Dr. Otoniel Jr. (PSD) e Valdilene Bitu (PSD).
A iniciativa também serve como exemplo para outras cidades que buscam soluções para controlar a população de animais abandonados e preservar a saúde da população.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação