A Secretaria de Saúde de Várzea Alegre realizou nesta manhã de sexta-feira, 24 de março, mutirão de prevenção às arboviroses no bairro Riachinho.
Conforme Ivo Leal - secretário municipal de Saúde, durante os meses de março, abril, maio e junho, a realização de mutirões nos bairros da cidade intensifica o combate aos aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya.
No mutirão de hoje, com participação ativa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e dos Agentes de Combate às Endemias ACEs), a Coordenadora de Epidemiologia municipal, Horiana Acioly, disse que o trabalho foi positivo e que a área foi a escolhida para o início das ações, em razão de, no último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), o Riachinho ter apresentado índice elevado de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população.
A ação consiste na inspeção de imóveis, prédios e terrenos baldios na busca de identificar criadouros do mosquito Aedes aegypti e providenciar a eliminação dos focos com aplicação de larvicidas e borrifação mecânica.
Outro trabalho muito importante é a orientação da população, com informativos educativos para enfrentamento do problema, com material de panfletagem com informações sobre o mosquito e sintomas das doenças que ele transmite.
Na ação de abertura estiveram presentes as secretarias municipais de Meio Ambiente, de Educação e Infraestrutura, além dos representantes do Poder Legislativo, Vereadores Otoniel Júnior (PSD) e Valdilene Bitu (PSD).
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Tiago Silva