Nesta quarta-feira, 29 de março, aconteceu em Fortaleza, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Ceará, o Seminário Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a I Oficina Nacional de Trabalho do PAA Leite. Mais de 120 municípios dos nove estados do Nordeste e Minas Gerais participaram do encontro.
Representando o governo de Várzea Alegre, participaram do evento o secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico, Matias Alves, o secretário de Administração e de Finanças, Antônio Gregório, e o coordenador do PAA Municipal, Estêvão Azevedo.
Segundo Matias Alves, a participação de Várzea Alegre no evento foi importante para articular a obtenção de mais recursos financeiros para o município. Várias entidades locais já se inscreveram no programa e projetos foram elaborados e agora serão liberados. Além disso, Várzea Alegre foi contemplada com um freezer, equipamento apropriado para estocagem de alguns produtos do PAA.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, gerando emprego, renda e desenvolvendo a economia local, além de promover o acesso aos alimentos, contribuindo para reduzir a insegurança alimentar e nutricional.
Relançado pelo presidente Lula, o programa apresenta novidades, como o aumento no valor individual que pode ser comercializado pelos agricultores familiares, de R$ 12 mil para R$ 15 mil, nas modalidades Doação Simultânea (CDS), Formação de Estoques e Compra Direta. Os agricultores podem acessá-las simultaneamente de maneira individual ou por meio de organizações associativas das quais fazem parte do quadro societário.
O novo PAA também retoma a participação da sociedade civil na gestão, por meio do Grupo Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos (GGPAA) e do Comitê de Assessoramento do GGPAA, e institui a participação mínima de 50% de mulheres na execução do programa no conjunto de suas modalidades (antes era de 40%).
A participação de Várzea Alegre no Seminário Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos e a obtenção do freezer demonstram o compromisso do município em fortalecer a agricultura familiar e contribuir para a redução da insegurança alimentar e nutricional.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação