O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), reuniu-se nesta manhã de quinta-feira, 13 de abril, na Secretaria Municipal de Educação e, juntamente com a secretária da pasta, Angela Bernardino, dialogou com representantes de escolas, creches e Centro de Educação Infantil da rede municipal de ensino para analisarem estratégias que garantam a segurança de todos os integrantes da comunidade escolar, tanto da zona urbana quanto da zona rural do município.
Esse debate foi necessário em razão de uma onda de ataques a escolas no Brasil, sendo o caso mais recente registrado no município de Farias Brito, numa escola da zona rural, na Vila Carás, quando um adolescente, aluno do 9º ano da referida escola, feriu duas crianças, alunas da mesma instituição de ensino.
Após os debates e ao ouvir atentamente o público, o prefeito Zé Helder anunciou as seguintes medidas para garantir melhores condições de segurança nas escolas e evitar que essa onda chegue a Várzea Alegre. As medidas estão no seguinte plano:
PLANO DE SEGURANÇA MUNICIPAL NAS ESCOLAS
O Plano Municipal de Segurança nas Escolas Municipais de Várzea Alegre contempla:
- Grupamento Escolar de Vigias: será exclusivo para atuar nas escolas, com atendimento imediato, ações educativas e acompanhamento de entrada e saída de alunos nas escolas;
- Reforço nos cercamentos: A Secretaria de Educação mapeará todos os cercamentos das escolas, creches e CEI para verificar quais unidades necessitam de aumento na altura dos muros ou substituição das cercas;
- Vigilância Presencial: Todas as unidades da Rede Municipal de Ensino de Várzea Alegre contarão com vigilância presencial durante o período de aulas. O número de vigilantes será aumentado para que seja possível a vigilância em todas as unidades de ensino;
- Câmeras de Segurança: escolas, creches e CEI da Rede Municipal de Ensino de Várzea Alegre que já têm câmeras terão monitoramento reforçado, e mais câmeras e sistemas de monitoramento serão instalados nas escolas onde for possível. O monitoramento será 24 horas;
- Protocolo de Portão Fechado: Após o início do horário de aulas, escolas, creches e CEI já atuam com um protocolo de segurança que determina que o portão seja mantido fechado e que os acessos sejam liberados apenas pelo vigilante.
Trabalhando juntos
Ampliando a atuação para garantir a segurança nas escolas, Zé Helder anunciou que enviou um ofício aos comandantes das polícias Militar, Civil e do Raio para realizarem rondas nas escolas e, em caso de necessidade, atenderem chamados da direção das escolas. Ele também pediu a colaboração dos pais para que acompanhem mais a rotina dos filhos, seja em casa, na internet ou nas ruas ajudando na formação cidadã das crianças e adolescentes.
O prefeito ainda anunciou que serão contratados psicólogos para atender diretamente nas escolas. Com relação ao acesso à internet, Zé Helder pediu aos pais que "olhem menos para as telas de celulares e mais para seus filhos", que possam protegê-los das más influências existente na rede.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Tiago Silva