Neste sábado, 15 de abril de 2023, as escolas públicas de Várzea Alegre tiveram um dia letivo especial, com o objetivo de conscientizar os pais e garantir a segurança dos alunos. A medida foi tomada após uma onda de ataques a escolas em todo o Brasil, incluindo um recente incidente em Farias Brito, onde um aluno feriu dois colegas na zona rural.
A ação foi acordada em reunião realizada na quinta-feira, 13, pelo prefeito Zé Helder (MDB) e representantes de escolas, creches e Centro de Educação Infantil da rede municipal de ensino. A secretária adjunta de educação de Várzea Alegre, Liduina Sousa, informou que a equipe da Secretaria está se dividindo para visitar as instituições de ensino neste dia.
"Estamos indo em todas as nossas unidades de ensino. A nossa equipe se dividiu hoje eu estou passando aqui nas escolas da rede municipal, em termos de zona urbana. Outros estão passando nos distritos, outros estão passando na creche. É um trabalho de conscientização. Nós estamos preocupados, tanto em termos de gestão quanto em termos de Secretaria de Educação e os diretores da rede municipal e fazer esse trabalho de conscientização aos pais é importante", explicou Liduina.
Entre as medidas adotadas pela Gestão Municipal, está o posicionamento de segurança nas escolas e na capacitação dos profissionais. O diretor da Escola Doutor Dário Batista Moreno, Antônio Fernandes, afirmou que é dever da escola passar uma linguagem de segurança e mostrar aos pais as medidas tomadas para garantir a proteção dos alunos.
"É um trabalho proveitoso. A gente vê, eu passei em várias escolas agora e a gente vê que os pais ficam satisfeitos e mais confortáveis em saber que o município que a gestão municipal, a Secretaria de Educação e os diretores estão preocupados e tendo esse cuidado ", disse ele.
A Prefeitura de Várzea Alegre reforça o compromisso com a segurança nas escolas e pede a colaboração dos pais para que estejam presentes e participem das medidas tomadas para garantir a proteção dos alunos.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação