A Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira, dia 28 de abril de 2023, um encontro inédito com pais de alunos com autismo das escolas públicas do município. O evento, intitulado "Um Olhar Para Quem Cuida", foi o primeiro do gênero na região Centro-Sul e Cariri e teve como objetivo promover o diálogo contínuo entre as famílias e a escola para a inclusão social e escolar das pessoas autistas.
O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal de Ensino Infantil e Médio Dr. Pedro Sátiro e contou com a participação dos pais dos alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), psicólogos e a equipe da Secretaria de Educação do município. Durante o evento, palestrantes convidados debateram sobre o TEA e a importância do diálogo contínuo entre as famílias e a escola.
A advogada Larissa Máximo, convidada para participar do evento, relatou as dificuldades enfrentadas com o diagnóstico tardio e como é seu estilo de vida após o laudo com TEA. Já Karine Morais, mãe atípica e professora da cidade de Caririaçu, conversou com os pais e educadores presentes sobre a importância da inclusão social e escolar de pessoas autistas.
O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, presente no evento, reconheceu as dificuldades enfrentadas pelos pais das crianças com autismo e destacou que o município investe no oferecimento de qualidade de vida para essas pessoas, com os serviços oferecidos pelo programa Núcleo Azul, através dos investimentos em políticas de saúde mental que o programa oferece. Zé Helder também citou que Várzea Alegre ampliou os atendimentos psicológicos, com a chegada da médica Bruna Morais, que atua no CAPS com plantões mais prolongados.
O encontro foi muito bem recebido pelos pais e educadores presentes, que elogiaram a iniciativa da Prefeitura de Várzea Alegre em promover a inclusão e o diálogo contínuo entre a escola e as famílias de pessoas autistas. A iniciativa é um passo importante para a construção de uma sociedade mais inclusiva e que valoriza a diversidade.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Tiago Silva