Na manhã desta terça-feira, 13 de junho, no Setor de Licenciamento Ambiental de Várzea Alegre, no CSU, a Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), do Governo do Ceará, convocou 70 jovens para a assinatura do Termo de Adesão ao programa AJA - Agente Jovem Ambiental.
A cerimônia contou com a presença do secretário de Meio Ambiente de Várzea Alegre, J. Marcílio, da coordenadora local do AJA, Denise Sousa, e da coordenadora regional do programa, Ana Paula Guerreiro. A convocação dos jovens se deu através do Edital nº 02/2023 da SEMA estadual, selecionando participantes com idades entre 15 e 29 anos.
Os jovens selecionados para participarem dessa edição do programa AJA serão beneficiados com uma bolsa financeira mensal no valor de R$ 200,00. O programa tem duração de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses.
O principal objetivo do AJA é incentivar a participação cidadã dos jovens em suas comunidades, promovendo a conscientização da importância da sustentabilidade para a população local. Além disso, busca-se desenvolver a autoestima e o sentimento de pertencimento familiar e comunitário, oferecendo aos jovens uma perspectiva positiva de vida por meio de ações socioambientais.
Durante o programa, os participantes terão a oportunidade de se qualificar social e profissionalmente, adquirindo habilidades e conhecimentos relacionados ao meio ambiente. Através de ações práticas, eles poderão contribuir para a preservação do ecossistema local e disseminar boas práticas ambientais em suas comunidades.
A adesão dos 70 jovens de Várzea Alegre ao programa AJA representa um importante passo para o fortalecimento das iniciativas de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável no município.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação