O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), acompanhado pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Toinha Pereira, esteve nesta terça-feira, 13 de junho, na Serra do Gravié, onde a Prefeitura está realizando uma obra de urbanismo no entorno do Monumento do Cristo Ressuscitado e da Capela de Maria de Bil.
Com recursos provenientes do Ministério do Turismo do Governo Federal e do Governo Municipal, o projeto tem um orçamento de cerca de R$ 1 milhão.
Durante a visita, o prefeito constatou que a obra está em ótimo ritmo de execução e em breve poderá ser entregue à população.
A Serra do Gravié é um importante ponto turístico religioso em Várzea Alegre, localizada a aproximadamente 3 km da sede do município. No local, encontra-se a Capela de Maria de Bil, onde ocorre uma tradicional romaria no final do mês de março. Esse evento tem sido realizado nos últimos 18 anos, com exceção do ano passado.
O Monumento do Cristo Ressuscitado foi inaugurado em 1º de abril de 2013.
Mito
Maria de Bil é uma santa que conquistou a admiração popular por sua história trágica. Ela foi brutalmente assassinada por seu marido, Bil, em 11 de março de 1926, após um relacionamento conjugal conturbado, onde ele não aceitava o fim do casamento. Maria estava grávida do terceiro filho de Bil quando foi atacada e morta por ele.
Capela e estátua
A capela dedicada a Maria de Bil foi construída em 1957 por Zé Pretinho, um agricultor e proprietário de terras na região do Gravié.
A estátua do Cristo Ressuscitado foi erguida em 1º de abril de 2013 pela Prefeitura de Várzea Alegre, durante o mandato do ex-prefeito Vanderlei Freire. O monumento possui 12 metros de altura e foi confeccionado pelo artista plástico Adenildo Cavalcante, de Fortaleza, capital do Ceará.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César