A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Governo do Estado do Ceará anunciou nesta terça-feira, terça-feira, 25 de julho, a liberação dos pagamentos do Programa Auxílio Catador, referente às parcelas dos meses de abril e maio, e a parcela do mês de junho. Os pagamentos estão disponíveis somente para os beneficiários que comprovaram a Produção Mínima Individual de realização de atividades de reutilização, reciclagem e tratamento de resíduos de, no mínimo, 500 quilos por mês.
Em Várzea Alegre, a ASCAMARVA - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Alegre representa um grupo de profissionais catadores registrados, que desempenham um papel fundamental na preservação do meio ambiente e na promoção da reciclagem na cidade. De acordo com J. Marcílio, secretário Municipal de Meio Ambiente, a secretaria está comprometida em auxiliar esses trabalhadores para que possam receber o benefício ao qual têm direito.
Atualmente, a ASCAMARVA conta com 28 catadores registrados, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está realizando um recadastramento minucioso desses trabalhadores, visando garantir que todos os elegíveis estejam devidamente habilitados a receber o auxílio financeiro do programa estadual.
Após processo de análise e comprovação da Produção Mínima Individual, foi constatado que 15 dos trabalhadores da associação atendem aos critérios estabelecidos pelo programa, estando, portanto, aptos a receber o benefício. O valor financeiro será repassado para um cartão personalizado, que possibilitará aos catadores a utilização do recurso de forma prática e segura.
O Programa Auxílio Catador é uma iniciativa de extrema importância para valorizar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis e promover a sustentabilidade ambiental no Estado do Ceará. A contribuição desses profissionais para a redução da poluição e a promoção de uma sociedade mais consciente é inestimável.
A Prefeitura de Várzea Alegre ressalta seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e continuará apoiando a ASCAMARVA e seus membros, buscando sempre a melhoria das condições de trabalho e o reconhecimento da relevância dessa atividade para a preservação do meio ambiente.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação