Várzea Alegre comemorou nesta manhã de quinta-feira, 7 de setembro, com o tema "Brasil, um resgate cívico e cultural em berço esplêndido", o dia da Independência do Brasil, fato histórico registrado em 1822, quando D. Pedro I tornou o Brasil independente do regime de Portugal.
No palanque montado em frente ao Paço Municipal Prefeito Hamilton Correia, reunindo o prefeito Zé Helder (MDB), o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim (PDT), o presidente da Câmara de Vereadores Alan Salviano (MDB), demais vereadores, secretários municipais e assessores, as autoridades acompanharam o desfile de 7 de setembro. Cerca de 2 mil pessoas, vindas de 10 escolas da rede municipal, 2 escolas da rede estadual e 2 escolas de rede privada de educação, mais representantes de entidades e grupos profissionais, participaram do evento.
Zé Helder disse que toda independência é digna de comemoração e citou que, no cumprimento do seu quarto mandato, juntamente com sua equipe de governo e com a Câmara de Vereadores, muito já foi feito para que Várzea Alegre tenha sua independência. "Independência, de fato, é dar ao povo condições de viver dignamente, e isso, a gente tem procurado fazer, gerando emprego e renda nas indústrias que trouxemos, fortalecendo o comércio, com apoio ao associativismo, à agricultura familiar, e com todas as ações que melhoram a vida da nossa gente", disse.
Zé Helder citou ainda investimentos no esporte, na assistência social, que atende mais de 800 jovens, na Festa de São Raimundo Nonato, na saúde, com o Núcleo Azul e o hospital polo São Raimundo, e na educação, destaque na CREDE 17. O prefeito parabenizou a Escola Dr. Dário Batista Moreno, dirigida por Antônio Fernandes, que, com o estudante Jorge Kauan, venceu a etapa estadual do projeto do MPT (Ministério Público do Trabalho) contra o trabalho infantil. Também fez menção ao projeto Aluno Nota 10 e ao destaque das escolas nota 10 no Spaece.
O prefeito citou o quanto acredita na equipe do governo Lula, porém citou que o país vive um momento atípico com quedas de receitas do FPM, o Fundo de Participação dos Municípios. Segundo ele, as receitas não acompanharam os aumentos diversos e vieram 34% menores. Afirmou que segue confiante no governo Lula, que trará novamente a condição de governabilidade.
Alan Salviano citou a jovem independência do Brasil, comemorando 201 anos, e citou que, nos últimos três anos, o país passou por momentos difíceis. Ele disse que essa democracia brasileira precisa ser fortalecida. O presidente da Câmara de Vereadores lembrou o atual momento de dificuldades financeiras dos municípios, destacando a luta do prefeito Zé Helder com a Aprece, articulando ajuda do governo federal para manter os serviços públicos em funcionamento, atendendo a população e melhorando os repasses do FPM, para que os municípios tenham sua independência.
Dr. Fabrício Rolim destacou que a independência do Brasil é um fato muito importante, e que, apesar das dificuldades, precisa ser comemorada porque faz parte da nossa história. Ele defendeu que os municípios sejam valorizados e cobrou que o presidente Lula olhe com bons olhos para o Nordeste, citando que São Paulo é um país dentro do nosso, e que lá a tabela do SUS, por Lei, vai pagar cinco vezes mais por um procedimento, enquanto no Nordeste essa realidade é diferente.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Tiago Silva