A 2ª Conferência Municipal de Juventude, realizada em Várzea Alegre nesta sexta-feira, 22 de setembro, foi o espaço apropriado para que os jovens varzealegrenses debatessem ações e política públicas de interesse deles.
O evento, realizado no CSU Lourival Clementino do Nascimento, contou com a participação de cerca de 170 jovens de diversos segmentos, que discutiram 12 eixos temáticos, como direito à cidadania, à educação, à profissionalização, à saúde, à cultura, ao esporte e ao lazer, à sustentabilidade e ao meio ambiente, entre outros.
Além dos debates e da construção de propostas, foram eleitos dois delegados, Antônio Arthur - coordenador de Juventude de Várzea Alegre e Igor Rodrigues - do Movimento Estudantil Universitário de Várzea Alegre, que representarão Várzea Alegre na Conferência Estadual de Juventude, que acontecerá no dia 28 de outubro, em Fortaleza, e na Conferência Nacional de Juventude, de 14 a 17 de dezembro, em Brasília.
O coordenador de Juventude de Várzea Alegre, Antônio Arthur, destacou a importância do evento para a participação dos jovens no processo de construção de políticas públicas.
"A conferência foi um espaço democrático e participativo, onde os jovens puderam debater e construir propostas que representem suas demandas e aspirações", disse Antônio Arthur.
No eixo temático meio ambiente, os jovens escolheram três propostas para serem apresentadas na conferência estadual:
1 - Criar políticas públicas com um líder jovem para manter o reflorestamento após obras do município e realizar plantio em locais que precise;
2 - Implantar e ampliar, dentro do ensino municipal e estadual, em todas as séries, conteúdos sobre a defesa do meio ambiente; e
3 - Ampliar a coleta de lixo na zona rural do município.
As propostas serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Juventude, que definirá as diretrizes para as políticas públicas voltadas à juventude no Ceará.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação