Neste sábado, dia 30 de setembro, no auditório da Escola Dr. Pedro Sátiro, em Várzea Alegre, recebe a IV Conferência Municipal de Cultura, liderada pelo Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o tema "Democracia e Exercício dos Direitos Culturais no Município de Várzea Alegre". O evento teve início às 7h e será encerrado às 17h.
O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), participou da cerimônia de abertura do evento e destacou diversas ações e projetos que têm fortalecido a cultura do município. Ele mencionou as tradições das cavalhadas, a Festa de São Raimundo Nonato e o Barracão Cultural, que, neste ano, celebrou sua 19ª edição com temas específicos da cultura local.
Zé Helder também mencionou a urbanização da área do monumento do Cristo Ressuscitado e da capela de Maria de Bil, as quadrilhas juninas e o grupo Arriba Saia, que se destacam no cenário cultural do Ceará. Todas essas ações e outras têm sido apoiadas por suas gestões desde 2005. Ele cumpre o quarto mandato de prefeito da cidade.
Em seu discurso, Zé Helder enfatizou que o dia é dedicado ao trabalho em prol da cultura e disse de sua esperança de que as propostas sejam bem recebidas tanto no âmbito estadual quanto federal.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Toinha Pereira, destacou a importância do evento como um momento importante para debater a cultura local. Ela ressaltou a relevância de ouvir os fazedores de cultura, receber suas propostas e demandas, e, de maneira democrática, selecionar as propostas que serão apresentadas na conferência estadual.
Além dos agentes culturais de Várzea Alegre, a conferência contou com a participação de Caio Feitosa, da Secretaria da Cultura do Ceará, que é analista de Gestão Cultural e Coordenador da Coordenadoria da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará.
A preparação para a IV Conferência Municipal de Cultura teve início em 2 de maio deste ano, com a Secretaria de Cultura e Turismo, em colaboração com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, realizando conferências setoriais tanto na zona urbana quanto na zona rural. O objetivo foi assegurar a participação de todas as comunidades do município nas discussões sobre o desenvolvimento cultural. Essas ações foram bem-sucedidas e resultaram em debates culturais enriquecedores.
A programação da conferência segue o seguinte cronograma:
7h30: Credenciamento / Café / Acolhimento
8h: Abertura oficial com apresentação cultural
9h: Palestra com o tema "Democracia e o exercício dos direitos culturais"
9h30: Apresentações Artísticas Culturais e explanação do Plano de Trabalho
10h30: Análise e complementação de propostas por eixos (trabalho individualizado em salas)
13h: Almoço / Apresentações Artísticas Culturais
14h: Apresentação do resultado da análise de propostas nas salas e aprovação do texto final
16h: Café da tarde
17h: Encerramento
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Nelson Rodrigues/Augusto César