Com o trabalho do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho, bem como do Ministério Público, realizou-se no domingo, 1º de outubro, a eleição para o Conselho Tutelar de Várzea Alegre. Os eleitos assumirão mandato no quadriênio de 2024 a 2028.
Os candidatos eleitos foram:
Diego de Sousa Pereira (Diego Pereira) - 1.598 votos
Valdemar Barrinha da Silva Filho (Mimita) - 864 votos
Maria Bezerra dos Santos (Ana de Seu Valdir) - 789 votos
Cícero Caboclo Vieira (Cícero Segurança) - 612 votos
Raimunda Marly Borges (Marly Borges) - 489 votos
Na primeira suplência, ficou a candidata Franceuda Ferreira, que tentou a reeleição e obteve 453 votos.
Os 45 dias de campanha transcorreram de maneira tranquila, e no dia da eleição, a resposta do eleitorado se refletiu nas urnas. Um total de 5.721 eleitores compareceram às sessões de votação na cidade e nos distritos, resultando em 5.637 votos válidos, 14 votos em branco e 69 votos nulos.
Várzea Alegre possui 31.425 eleitores, e os 5.721 votantes representam 19,82% do eleitorado do município. O comparecimento eleitoral aumentou em 1.035 votos em relação à eleição de 2019, quando 4.686 eleitores compareceram às urnas.
O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), parabenizou os eleitos e todos os nove candidatos que participaram das eleições, desejando que os escolhidos, de forma livre e democrática, cumpram com dedicação a missão de zelar pelas leis e lutar ainda mais pela proteção das crianças e adolescentes varzealegrenses.
A comissão organizadora desta eleição foi composta por Francisco Costa de Alencar - representante do Poder Público; Luiz Cleiton Alves Costa - representante do Poder Público; Maria Costa - representante da Sociedade Civil; Ana Cleide - representante da Sociedade Civil; Sayonara Gonçalves Bezerra - Assistente Social e Técnica da Gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social; Rafael Lopes de Morais - advogado da Procuradoria Geral do Município; Pedro Roque Araújo Almeida - Servidor Municipal responsável pela comunicação entre o CMDCA/Gabinete do Prefeito e Promotoria de Justiça da Infância e Juventude.
Francisco Costa - Presidente do CMDCA, Pedro Roque - subsecretário de Assistência Social, e o advogado Rafael Lopes, consideraram a eleição um sucesso e agradeceram aos candidatos, aos demais órgãos, entidades e à população pelo desempenho no pleito.
Este resultado ainda é preliminar e será oficializado no Diário Oficial dos Municípios até terça-feira, 03 de outubro.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação