Na manhã desta segunda-feira, 02 de outubro, o Secretário de Meio Ambiente de Várzea Alegre, J. Marcílio, se reuniu com líderes de diferentes órgãos para discutir e buscar soluções para o aumento dos incêndios que têm ocorrido nos últimos meses em nosso município.
Durante o último fim de semana, foram identificados vários focos de incêndio em diferentes áreas Serra Negra, região do Riacho Verde, São Caetano - Naraniú, o que tem causado preocupação à administração municipal e prejuízos tanto aos proprietários de terras quanto ao meio ambiente.
De acordo com J. Marcílio, a Secretaria de Meio Ambiente tomou medidas adicionais, registrando boletins de ocorrência junto à polícia, a fim de investigar as causas desses incêndios. Estas causas podem variar entre origens criminosas e queimadas irregulares.
J. Marcílio enfatizou que este é um momento crítico que requer cuidado e sabedoria, a fim de evitar mais prejuízos para os habitantes do município. Ele disse que desde agosto, a Secretaria de Meio Ambiente vem orientando os agricultores, emitindo recomendações e cadastrando para que façam queimadas controladas, com o objetivo de organizar as atividades agrícolas e evitar a limpeza de terras durante esse período, que vai até 20 de outubro deste ano, devido às fortes rajadas de vento. Essa orientação também foi reforçada pela SEMACE e pelo PreveFogo-Ce.
Na reunião estiveram presentes a Vereadora Valdilene Bitu (PSD), o Coordenador da Defesa Civil, José Gean de Souza, o Presidente da Associação dos Bombeiros e Brigadistas de Várzea Alegre, Francisco Eudo, o Presidente do COMDEMA, Francisco Danízio Duarte, a Dra. Larissa Oliveira - Assessora Jurídica, Helena Fernandes Vilar - Secretária Executiva da Secretaria de Meio Ambiente, e Luiza Souza, Técnica em Comunicação e Educação Ambiental.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação