Nas comemorações pelo Dia Municipal do Evangélico, nesta quarta-feira, 11 de outubro, e em alusão ao aniversário de 153 anos de emancipação política de Várzea Alegre, na manhã desta quarta-feira, na Câmara de Vereadores, com a organização do Governo Municipal, houve a outorga da comenda Juca de Freitas a sete personalidades do meio evangélico, em reconhecimento à sua contribuição na divulgação do evangelho de Jesus Cristo.
O prefeito Zé Helder (MDB) esteve no evento, oportunidade na qual agradeceu a todos os evangélicos pelos ensinamentos e pela propagação da palavra de Deus, tão necessária, especialmente na atualidade.
O presidente da Câmara de Vereadores, Alan Salviano (MDB), enalteceu a atuação dos evangélicos na missão de evangelização dos varzealegrenses.
Foram homenageados:
1 - EDMAR DA CUNHA DE MENEZES
2 - ELISVAR GOMES (Representado pelo Pastor César Roberto Mendes Lima - Presidente da Comadesma em Várzea Alegre)
3 - FRANCISCO SOARES DA SILVA
4 - LUÍSA DANTAS DE SOUSA (Representada pelo pastor Manoel Dantas)
5 - MARIA ALVES BEZERRA
6 - RAIMUNDO PEREIRA DE SOUSA (Raimundo Belo)
7 - ZENEIDE FERREIRA LIMA
Dia do Evangélico
O Dia Municipal do Evangélico, comemorado em 11 de outubro, foi instituído pela Lei Municipal nº 822/2013, promulgada em 10 de dezembro de 2013.
Medalha
A comenda é em reconhecimento ao desbravador trabalho de João Luiz Nogueira, mais conhecido como Juca de Freitas, que nasceu no dia 18 de dezembro de 1887 na cidade de Milagres, localizada na região do Cariri, Estado do Ceará. Juca de Freitas era originalmente um fiel católico, somente vindo a converter-se ao protestantismo em 1922, onde trabalhou bastante para implantar igrejas e congregações em diversas cidades como Várzea Alegre, Parambú, Tauá e outras.
Em 1952, fundou a primeira congregação presbiteriana em Várzea Alegre, de onde se originaram as duas igrejas presbiterianas existentes nessa cidade em pleno funcionamento, bem como várias congregações nas regiões de Várzea Alegre e Carius, por exemplo: Xique-Xique, Boa Sorte, Baixio Verde, Bacupari, e tantos outros pontos de pregação.
Teve sua vida pós-conversão totalmente dedicada à fé e à prática dos ensinamentos deixados por nosso Senhor Jesus Cristo até o seu falecimento, em 20 de dezembro de 1982, aos 95 anos de idade.
Culto
As comemorações continuam na noite desta quarta, com a realização de um culto em Ação de Graças e shows de música gospel no Ginásio Poliesportivo Carlos Gonçalves Cassundé (Carlito), no CSU.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Tiago Silva