Nesta sexta-feira, 22 de novembro, o Governo de Várzea Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), sediou a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente, no CSU - Centro Social Urbano Lourival Clementino do Nascimento. O evento contou com a presença de representantes dos municípios que integram o CONSCENSUL - Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul, da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA), além de diversas autoridades.
A conferência teve como objetivo debater políticas ambientais essenciais para a região e preparar os participantes para a Conferência Estadual do Meio Ambiente, que acontecerá em janeiro de 2025, em Fortaleza. Durante o encontro, cada município participante indicou dois delegados para representar a região na etapa estadual. Da conferência estadual, serão indicados 50 delegados para a etapa nacional, que ocorrerá em Brasília.
O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), destacou a importância do evento como um marco para a discussão de políticas ambientais e para a conscientização da população sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. "Reunimos todos os municípios da região Vale Salgado, através do nosso consórcio, da Semma - Secretaria Municipal de Meio Ambiente, junto com os municípios, fazendo esse momento importante de discussão de políticas ambientais tão necessárias para os dias de hoje. Nós vivemos o aquecimento global, tantas catástrofes na natureza. Precisamos nos conscientizar. O meio ambiente deve ser prioridade", afirmou Zé Helder.
O prefeito também destacou iniciativas locais, como o projeto de coleta seletiva, a revitalização dos riachos e o plantio de mudas para reflorestar as matas destruídas pelas queimadas. "Tudo isso é a nossa obrigação. Queremos, com essa conferência, elevar ainda mais a conscientização da população de toda a região. O meio ambiente tem que ser prioridade na gestão pública", enfatizou.
O Secretário de Meio Ambiente de Várzea Alegre, J. Marcílio, ressaltou que o trabalho só é possível porque a equipe é dedicada e o gestor tem paixão pela causa ambiental. "Hoje temos uma equipe que se dedica e se doa. Mas, se o gestor não tiver paixão pela causa, as coisas não acontecem. Agradeço a todos os parceiros, como a Semma, a Polícia Ambiental, ao Biodiversa, à Fundação Araripe e ao André Wirtzbiki, superintendente do CONSCENSUL", disse.
Ronaldo da Madeireira, prefeito de Lavras da Mangabeira e presidente do consórcio CONSCENSUL, destacou as dificuldades enfrentadas pelos pequenos municípios na execução de políticas ambientais, em função da falta de recursos. "A gente elenca as prioridades: saúde, educação, assistência, infraestrutura e, lá no final, o meio ambiente, porque essas áreas têm recursos específicos. No meio ambiente, infelizmente, não vem recursos públicos suficientes", explicou.
Ronaldo também destacou a importância da conscientização da população sobre as pequenas atitudes que fazem a diferença na preservação ambiental. "Separar o lixo em casa, não jogar papel no chão, são pequenas contribuições que todos podem fazer para melhorar o meio ambiente, que está tão sofrido", concluiu.
A Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente reforça o compromisso da gestão de Várzea Alegre com a sustentabilidade e com o desenvolvimento de políticas ambientais que beneficiem toda a região.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Tadeu Ferreira