Na manhã desta quarta-feira, 11 de dezembro, a Comissão de Acompanhamento do Programa de Cisternas de Placas de Várzea Alegre se reuniu para discutir os próximos passos da iniciativa que conduzem melhorias significativas às comunidades rurais do município. O encontro contou com a presença de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ematerce, Igreja católica, Câmara de Vereadores, CMDS - Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico, e Federação das Associações (FAMUVA).
O secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico, Matias Alves, destacou a participação do Instituto Veredas, responsável pela construção de cisternas de placas no município a partir de 2025. "Esse foi nosso primeiro contato com o Instituto, que veio conhecer o funcionamento da comissão e definir encaminhamentos iniciais. Trata-se de uma parceria importante que reforça o nosso compromisso com o bem-estar do homem e da mulher do campo", explicou o secretário.
Matias aproveitou para tranquilizar as comunidades sobre o processo: "As comunidades que estão apreensivas sobre o programa podem ficar tranquilas, pois o período de cadastramento acontecerá em 2024, e a execução do projeto será realizada em 2025. Essa parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal é fundamental para garantir esse benefício tão esperado."
O Programa de Cisternas visa fortalecer a convivência com o semiárido, garantindo acesso à água para consumo humano e produção agrícola, e representa mais um avanço para o desenvolvimento sustentável de Várzea Alegre.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Divulgação