Neste sábado, 14 de dezembro, o Parque Cívico São Raimundo receberá a III Feira Municipal do JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos. O evento é uma culminância do trabalho desenvolvido em parceria com o SEBRAE, por meio do programa Cidade Empreendedora, com ênfase no eixo Empreendedorismo nas Escolas.
A feira contará com a participação de estudantes de todas as escolas municipais, do 1º ao 9º ano, que ao longo do ano letivo foram capacitados para desenvolver projetos e confeccionar produtos. Durante o evento, serão apresentados os resultados do trabalho realizado em sala de aula, incentivando a prática do empreendedorismo desde cedo.
De acordo com o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, o impacto da iniciativa vai além da sala de aula. "O envolvimento das escolas e de seus jovens estudantes, com a implantação da cultura do empreendedorismo desde cedo, contribui diretamente para a evolução da economia do nosso município," destacou.
A subsecretária de Educação e coordenadora do projeto na área educacional, Liduina Sousa, explicou que o programa JEPP trabalha dois eixos principais: Cidade Empreendedora e Empreendedorismo nas Escolas. "A feira é parte do eixo Empreendedorismo nas Escolas, que engloba as disciplinas de educação financeira e empreendedorismo. Essas disciplinas já fazem parte da grade curricular do 9º ano e são desenvolvidas em todas as escolas municipais do 1º ao 9º ano," ressaltou.
Ainda segundo Liduina, ao longo do ano, os professores recebem formação mensal de consultores do SEBRAE, que são responsáveis por orientá-los a replicar os conhecimentos em sala de aula por meio de oficinas e atividades práticas. "Os alunos confeccionam os produtos que culminam na feira municipal em dezembro. Esta é a terceira edição do evento," explicou.
Reconhecimento
Nesta quinta-feira, 12 de dezembro, na cidade de Juazeiro do Norte, o SEBRAE destacou o trabalho de Várzea Alegre nos eixos do JEPP, Cidade Empreendedora e Empreendedorismo nas Escolas. A cidade foi representada pelo Secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico, Matias Alves, e pela coordenadora do projeto na Educação, Liduina Sousa.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Divulgação