Neste mês de abril, a Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Educação, intensifica as ações voltadas à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), integrando a campanha Abril Azul. O objetivo é promover a informação, gerar empatia e, sobretudo, respeito às pessoas com TEA.
A secretária municipal de Educação, Fábia Oliveira (Fabinha), destacou que o governo municipal vem desenvolvendo diversas ações para garantir um atendimento adequado às crianças com TEA matriculadas na rede municipal de ensino. Segundo a secretária, o ano de 2024 iniciou com 365 crianças com laudo de TEA. Agora, em abril, esse número chegou a 458 crianças diagnosticadas.
"Informação gera empatia e empatia gera respeito. Por isso, estamos compartilhando essas informações importantes. O governo municipal, através da Secretaria de Educação, tem criado mecanismos para que, de forma coerente, possamos atender todas essas crianças com qualidade", afirmou Fabinha.
Entre as ações adotadas, a Secretaria conta com uma equipe multidisciplinar que atua na sede da pasta e que agora foi ampliada com a contratação de dois novos psicólogos e dois assistentes sociais. Esses profissionais passarão a atuar diretamente nas escolas, aproximando o atendimento à realidade de cada unidade de ensino.
A rede municipal também conta com treze salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que funcionam nas próprias escolas. Além disso estão sendo contratados 69 novos profissionais de apoio escolar, que serão direcionados às unidades escolares.
A Prefeitura de Várzea Alegre reafirma seu compromisso com a inclusão, investindo em formação, estrutura e recursos humanos para garantir a todas as crianças com TEA o direito a uma educação pública de qualidade, inclusiva e acolhedora.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Amanda Clementino