Em alusão ao Mês de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Várzea Alegre, por meio das Secretarias de Saúde, Educação, Esporte e Lazer; Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho, realiza uma programação especial do Abril Azul, com o tema: "Informação gera empatia, empatia gera respeito".
A agenda contempla ações voltadas à promoção da informação, inclusão e valorização das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além do fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância, juventude e às famílias atípicas.
A programação terá início nesta segunda-feira, 14 de abril, com a palestra "Fluxo de atendimento, urgência e emergência em saúde mental do município", na Câmara Municipal, voltada a agentes comunitários de saúde, gerentes de UBS, profissionais da Educação e da Assistência Social.
Nesta sexta-feira, 11 de abril, a secretária municipal de Saúde, Francimones Albuquerque, concedeu entrevista à Rádio Cultura de Várzea Alegre, onde destacou a importância da mobilização. "O Abril Azul é uma oportunidade de sensibilizar toda a população para os direitos das pessoas com TEA. Estamos promovendo ações integradas para fortalecer a rede de atenção e garantir o cuidado integral a essas crianças e suas famílias", afirmou.
A programação do Abril Azul segue com atividades lúdicas, eventos esportivos, homenagens e discussões sobre políticas públicas:
15/04 (terça-feira), 16h - CSU: "Dia Azul - Brincar é para todos!", com programação voltada para crianças PCD.
22/04 (terça-feira), 18h - Av. Luiz Afonso Diniz: "Corrida Azul - Movimento é inclusão no TEA", em frente ao Novo Mercado Municipal.
23/04 (quarta-feira), 18h - CAPS: "Mãe atípica, um amor que transforma o mundo", com programação especial para mães atípicas.
29/04 (terça-feira), 8h - Câmara Municipal: "Fórum Autismo em Foco", voltado para autoridades e comunidade local.
O Governo de Várzea Alegre reafirma, com essa mobilização, seu compromisso com a promoção da inclusão, do respeito e da empatia. As ações do Abril Azul reforçam a importância de construir uma sociedade mais justa, com atenção às necessidades das pessoas com TEA e suas famílias.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Divulgação