Em mais uma ação de proteção ambiental, a Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e em parceria com a ASCAMARVA - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Alegre, realizou nesta segunda-feira, 30 de junho, a entrega de 14 toneladas de pneus inservíveis ao Consórcio Regional de Resíduos do Alto Jaguaribe - CORRAJ. O material será encaminhado para reciclagem e reaproveitamento pela empresa Reciclalimp, em Feira de Santana (BA), dentro da política de logística reversa.
A ação ocorreu na Central Municipal de Resíduos Sólidos e Reciclagem, no Sítio Caatinga Grande, às margens da BR-230, com a presença do prefeito Flavinho (MDB) e da secretária executiva de Meio Ambiente, Angela Bernardino. Eles destacaram o papel da gestão pública e da população na construção de um município mais sustentável e ambientalmente correto.
"Estamos tirando hoje mais 14 toneladas de pneus que seriam descartadas de forma incorreta. Esse é um trabalho pensado no meio ambiente e em vocês, cidadão varzealegrense", ressaltou o prefeito Flavinho.
A secretária Angela Bernardino explicou que o trabalho vem sendo desenvolvido com visitas a oficinas e campanhas educativas junto à população, orientando sobre o descarte adequado dos pneus. "O poder público, o setor privado e a população estão abraçando essa causa, que é essencial para termos uma cidade mais saudável e ambientalmente responsável", afirmou.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, J. Marcílio, que não pôde comparecer por compromissos de viagem, a iniciativa evidencia o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade. "Os pneus estão entre os grandes poluidores da natureza e levam uma infinidade de anos para se decompor. Por isso, é fundamental darmos esse destino ambientalmente correto", declarou.
A destinação correta desses resíduos evita a contaminação do solo e da água, além de eliminar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, contribuindo diretamente para o controle de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Em janeiro deste ano, da mesma forma, foram descartadas 12 toneladas de pneus inservíveis, somando com essa remessa atual, 26 toneladas de pneus velhos retirados do meio ambiente.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Pedro Hiarley